Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Instituto Ronald McDonald aprova projeto da Santa Casa e garante McDia Feliz 2014
12/05/2014

O Instituto Ronald McDonald, que coordenada nacionalmente o McDia Feliz, aprovou o projeto enviado pela Santa Casa de Misericórdia de Marília e garantiu a participação da entidade na campanha deste ano. Pelo 15º ano consecutivo, crianças e adolescentes de Marília e região serão beneficiadas pelo repasse dos recursos obtidos com a venda do sanduíche Big Mac®, descontados alguns impostos. É a maior campanha brasileira pela cura do câncer infantojuvenil. 
 
A Santa Casa faz parte da lista de 59 instituições selecionadas, em 21estados. Em Marília, desta vez o investimento será no atendimento odontológico especializado.
 
A atenção à saúde bucal, durante e após o tratamento oncológico, foi uma necessidade apontada por especialistas. A coordenação local da campanha e a diretoria do hospital consultou sua equipe multidisciplinar e detectou preocupação com a ocorrência de mucosites, cáries e higiene deficitária. Há ainda rejeição dos pacientes, devido às reações sofridas pelo organismo durante a luta contra câncer.
 
Além de representar desconforto, gerar deformidades e reduzir a autoestima das crianças e adolescentes, as doenças odontológicas são um agravante a mais nos imunodeprimidos, ou seja, pacientes que já se encontram com o organismo fragilizado tendem a contrair infecções, que nos casos mais graves, podem levar à morte.
 
O projeto tem coordenação especializada cirurgião dentista Washington Carneiro Guilhen. Conta também com a assinatura da oncohematologista pediátrica Doralice Marvulle Tan, a oncologista Lia Rachel Gaspari, entre outros especialistas.
 
O novo consultório contará com sala de atendimento com todos os equipamentos necessários, como raio-x, lazer, equipamento para limpeza, restauração em resina, entre outros. O projeto inclui ainda recepção, sala de espera temática para crianças e espaço de recreação. Para minimizar o risco de rejeição ao tratamento, o atendimento será com odontopediatra especializado, com apoio da equipe multidisciplinar do hospital, formada por fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.
 
A secretária executiva da Santa Casa e coordenadora da campanha, Erica Legutcke, destaca a preocupação em apresentar ao Instituto Ronald McDonald projetos de impacto na qualidade de vida das crianças. “Há demandas muito importantes que precisam ser atendidas. A questão da saúde bucal foi um apontamento de profissionais que trabalham diariamente com estes pacientes e conhecem suas necessidades”, disse.
 
O consultório deverá ser instalado nas proximidades da nova casa de apoio do Gacch (Grupo de Apoio a Crianças com Câncer e Hemopatias), que será construída em terreno da Santa Casa, ao lado do antigo Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal. 
 
O McDia Feliz 2014 acontece em 30 de agosto (sábado), porém o “aquecimento” começa muito antes. A campanha terá lançamento nacional no próximo dia 20, em São Paulo, com participação da equipe da Santa Casa de Marília. Já. Como ocorre anualmente, as instituições participantes irão disponibilizar os tíquetes antecipados, que no dia serão trocados pelo sanduíche. Além disso, serão comercializadas as camisetas oficiais, que também somam recursos em benefício da entidade.
 
Fonte: Comunicação Instituto Ronald McDonald

Meta do hospital mariliense é a implantação do con