Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CONGRESSO FEHOSP TEM RECORDE DE EXPOSITORES
25/04/2024

O 33º Congresso Fehosp, que acontece em Campinas, chegou ao penúltimo dia com marca recorde de expositores:149 marcas marcam presença no maior evento de saúde filantrópica do país, que encerra em 26 de abril.

O dia iniciou com importantes debates, como a evolução do modelo de saúde populacional e os desafios da regulação e remuneração. Sob a coordenação de Teresa Gutierres, sócia do Machado Nunes Advogados, o painel incluiu palestrantes como Martha Oliveira, diretora executiva da Laços Saúde; Alberto Ogata, pesquisador associado e professor do mestrado profissional em gestão da competitividade na FGV EAESP; Teresa Navarro Vannucci, subsecretária de atenção hospitalar do município do Rio de Janeiro; e Vitor Asseituno, fundador e presidente da Sami. Os debates foram essenciais para fortalecer a infraestrutura da saúde hospitalar e enriquecer o conhecimento dos participantes.

Ao longo do dia, palestras enriquecedoras abordaram diversos temas. Laura Manzione Sapia, gerente de qualidade no Hospital Sírio-Libanês, falou sobre "ESG e Filantropia", e Alexandre Vilella, coordenador regional de meio ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, discutiu "ESG: Contribuições da Indústria da saúde”.

Priscilla Perdicaris, secretária-executiva da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, se apresentou para contribuir com o debate sobre a "Sustentabilidade Econômica", com ênfase as ações da SES/SP.

O congresso também registrou a "Jornadas de Sucesso". Irmã Rosane Ghedin, diretora-presidente do Santa Marcelina Saúde, compartilhou as conquistas da Casa de Saúde Santa Marcelina, e Wagner Lacerda, gerente de engenharia clínica e SADT no Grupo São Cristóvão Saúde, explorou as práticas de sustentabilidade ambiental.

Doador institucional

Durante o Congresso Fehosp, um dos momentos mais inspiradores foi a apresentação intitulada "A visão do doador institucional", liderada por Júlio Flávio Dornelles de Matos, diretor-geral da Santa Casa de Porto Alegre, e Nora Teixeira, advogada e empresária gaúcha. Juntos, eles compartilharam a emocionante jornada de planejamento, construção e inauguração do Hospital Nora Teixeira, em 2023, destacando o compromisso com a sustentabilidade do Complexo Hospitalar.

A palestra serviu como uma ponte entre a história de mobilização da comunidade e de empresários para a melhoria da saúde, ressaltando o impacto da solidariedade em grandes realizações.

Nora Teixeira enfatizou a importância do Congresso Fehosp como um valioso espaço para partilhar conhecimentos em saúde. "É um evento muito importante, porque as pessoas compartilham suas experiências, contam suas histórias e essas vivências são a alma do negócio", disse.

óruns

Em uma sessão dinâmica paralela ao Congresso Fehosp, o fórum de oncologia tomou a frente, sob a liderança de Tiago Matos, consultor jurídico da Fehosp. Ele iniciou os trabalhos apresentando o Núcleo de Inteligência Filantrópica de Políticas em Oncologia, cuja missão é impulsionar a eficiência dos hospitais filantrópicos por meio de colaboração, inovação e advocacy em políticas de oncologia.

A agenda prosseguiu com dois "Momentos Parceiro Fehosp". No case oferecido pela VARIAN, Alberto Fiuza, diretor administrativo no Instituto do Câncer do Ceará, trouxe a palestra “Como utilizar diferentes fontes de recurso para atualização do parque tecnológico de radioterapia”. Logo após, houve o Case oferecido pela MSD, com participação de Larissa de Melo Kuil, coordenadora de equipe de navegação e seguimento no AC Camargo Cancer Center, que abordou os desafios de implementar um programa de navegação em oncologia, da legislação à aplicação prática.

Os debates se aprofundaram com a participação de Patricia Freire, coordenadora-substituta da Coordenação-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde, e Sonia Freire, coordenadora do grupo condutor bipartite de doenças crônicas na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Elas discutiram a atuação filantrópica e as políticas públicas na atenção oncológica. A discussão será ainda mais enriquecida com Ricardo Conti Barbeiro, secretário de Saúde de Lençóis Paulista e membro da diretoria do COSEMS/SP.

Já o Fórum de Qualidade, Segurança e Experiência do Paciente trouxe série de palestras informativas e enriquecedoras. Leandro Bragadini, técnico em radioterapia na Fundação Padre Albino, abordou estratégias para aumentar a adesão e qualidade na radioterapia, destacando as melhores práticas e inovações na área. Camila Bahillo, enfermeira coordenadora intensivista neonatal no Hospital Padre Albino, discutiu técnicas para reduzir a mortalidade em UTI Neonatal.

No Momento Parceiro Fehosp, Raphael Castro, diretor comercial na Wareline, compartilhou como a telemedicina está transformando a experiência do paciente e otimizando o fluxo de recepção nos prontos-socorros.

Além disso, Ticiane Campanili, gerente assistencial no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, no IRSSL, discutiu a importância do aspecto social da sigla ESG na manutenção da saúde. "Histórias reais de pacientes com voz" foi o tema debatido por Fernanda Barone, enfermeira coordenadora da assistência do grupo de transplantes no Incor, e por Ariane Roma, especialista de responsabilidade social na Iguá Saneamento.


Predicado Comunicação