Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE ARAÇATUBA COMPLETA 97 ANOS DE FUNDAÇÃO
21/03/2024

Com custo anual de mais de R$ 200 milhões e 1.763 colaboradores diretos, a Santa Casa de Araçatuba (SP) comemora nesta quarta-feira (20), 97 anos de fundação. Ela surgiu em 1927, por iniciativa de um grupo visionário de integrantes da comunidade portuguesa, liderado por José Cardoso da Silva. 

A instituição iniciou suas atividades como Hospital Sagrado Coração de Jesus, com a missão de oferecer atendimento médico-hospitalar gratuito aos necessitados da cidade. Com o passar dos anos ela cresceu e se transformou em um pilar para a saúde e o cuidado das comunidades atendidas. 

Referência de atendimento de alta complexidade para 40 municípios da área do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), a Santa Casa de Araçatuba conta com 26 especialidades de alta complexidade e realiza em média 254.610 procedimentos por ano, a maioria destinada pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde (SUS).  

Escola 

O hospital atua também na formação de novos profissionais de saúde, recebendo estudantes de Medicina em estágios e programas de residência. "Ao longo desses 97 anos, enfrentamos desafios consideráveis, especialmente relacionados ao subfinanciamento da saúde", comenta o provedor da Santa Casa, Petrônio Pereira Lima. 

De acordo com ele, apesar das adversidades, o hospital permanece comprometido em oferecer acolhimento e cuidado para toda a população do extremo Oeste Paulista.  "À medida que celebramos este marco, expressamos nossa gratidão aos pioneiros, profissionais de saúde, colaboradores, terceirizados e fornecedores que contribuíram para a construção desta história de amor ao próximo" . 

História 

A direção do hospital entende que a história da Santa Casa é um exemplo de resiliência e compromisso com o bem-estar da população. Ela foi inicialmente estabelecida em um prédio modesto em 1931 e expandiu suas instalações em 1937 e 1943. 

O maior avanço veio entre as décadas de 1950 e 1960, quando um novo hospital, composto por oito blocos, começou a ser construído. O empreendimento foi considerado ambicioso para a época. 

A inauguração do novo hospital aconteceu em 1978 e em 2006, foi inaugurada a torre financiada pelo governo do Estado, aumentando ainda mais a capacidade e os serviços oferecidos. O novo prédio possibilitou a instalação de 106 leitos e dependência de apoio no pavimento térreo, como a Central de Nutrição e Dietética. 

 


Redação - Hojemais Araçatuba