Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

O RENASCIMENTO DAS SANTAS CASAS
21/03/2024

Em meio aos desafios e transformações na saúde brasileira, Santas Casas e demais hospitais filantrópicos de todo o Brasil estão redefinindo seu papel na sociedade. Longe da imagem tradicional de instituições sem gestão e dependente de doações, essas entidades têm protagonizado um verdadeiro renascimento a partir de eficientes choques de gestão que vão além da busca por recursos financeiros – que sempre ajuda, mas que não pode ser o principal foco. 

Historicamente, as Santas Casas desempenharam um papel fundamental no atendimento à saúde no Brasil atendendo às pessoas que mais precisam, muitas vezes enfrentando dificuldades financeiras significativas. Um dos motivos é a defasagem da verba de repasse para atendimento SUS (Sistema Único de Saúde). No entanto, estamos vendo uma mudança de paradigma, à medida que essas instituições adotam práticas inovadoras de administração para se tornarem mais sustentáveis e eficientes. 

O choque de gestão não é uma simples resposta à escassez de recursos, é uma abordagem estratégica que tem como objetivo a otimização dos processos internos, a maximização da eficiência operacional e a prestação de serviços de alta qualidade. Essa mudança de mentalidade reflete não apenas a resiliência das Santas Casas, mas também um compromisso sólido com a excelência no atendimento à saúde. Ações que resultam em planos de saúde competitivos e com um ótimo custo-benefício. 

Em São José dos Campos (SP), temos sido testemunhas do impacto positivo dessas mudanças em outras frentes. Implementamos medidas que vão desde a modernização da infraestrutura até a capacitação constante dos profissionais de saúde. Ao focarmos em indicadores de desempenho e, claro, na transparência e na prestação de contas, conseguimos construir uma reputação baseada na confiança da comunidade. 

É importante ressaltar que esse movimento não é exclusivo de grandes instituições. Santas Casas de diferentes portes, sejam elas pequenas, médias ou grandes, têm adotado práticas gerenciais inovadoras. Ou seja, a mudança é possível em qualquer escala. A busca por parcerias estratégicas, a adoção de tecnologias avançadas e a promoção de uma cultura organizacional centrada no paciente são apenas algumas das estratégias que têm sido empregadas com sucesso em diversas instituições pelo Brasil. 

Ao reconhecer o papel vital que as Santas Casas desempenham na sociedade, é fundamental superar estigmas ultrapassados e enxergá-las como organizações modernas e dinâmicas. O renascimento em curso destas instituições não apenas assegura a continuidade de serviços de saúde essenciais, mas também contribui para a construção de uma narrativa positiva em torno da saúde pública no Brasil. 

É hora de abandonarmos a visão ultrapassada das Santas Casas como meras buscadoras de caridade. Elas estão se reinventando, adotando práticas de gestão inovadoras e construindo um futuro em que a qualidade no atendimento à saúde é a prioridade. É um momento de reconhecimento e apoio a esse renascimento, que beneficia não apenas as instituições, mas toda a sociedade brasileira. 

IVÃ MOLINA – Provedor da Santa Casa de São José dos Campos e vice-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos dos Estado de São Paulo 

 

Leia mais em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/o-renascimento-das-santas-casas-19032024 


Jota Noticias