Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

VALORIZAÇÃO DAS SANTAS CASAS: UM NOVO CAPÍTULO NA ASSISTÊNCIA AO SUS
05/02/2024

Em um cenário marcado por desafios na saúde pública brasileira, as Santas Casas assumem um papel crucial no resgate e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A sanção da Lei 14.820, originada por meio de projeto de autoria do deputado federal Antonio Brito (PSD-BA), presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, representa um marco histórico que estabelece a revisão periódica dos valores de remuneração dos serviços prestados ao SUS.

Houve um tempo em que as Santas Casas eram erroneamente vistas como instituições carentes de uma gestão eficiente. Hoje, testemunhamos uma revolução nesse aspecto. A nova perspectiva governamental reconhece a importância fundamental dessas instituições para a estrutura de saúde do país, o que resulta em mais investimento.

A capacidade de adaptação das Santas Casas às mudanças e inovações na gestão tem sido crucial nesse processo de transformação. O compromisso em melhorar a eficiência operacional, investir em tecnologia e aprimorar a qualidade dos serviços prestados tem sido constante.

Essa nova abordagem governamental reflete um entendimento mais profundo da relevância das Santas Casas na rede de atendimento do SUS. A valorização financeira dessas instituições não apenas assegura a continuidade dos serviços essenciais, mas também nos incentiva a buscar constantemente a excelência no atendimento à população.

No final do ano passado, a Santa Casa de Chavantes recebeu a certificação Acreditação ONA, selo reconhecido nacionalmente que atesta a excelência no padrão de gestão, assistência e segurança do paciente. A tendência de Santas Casas menores buscarem certificações nacionais e internacionais destaca uma mudança de paradigma na percepção das instituições de saúde.

Isso reflete a compreensão crescente de que a busca por certificações não é apenas uma formalidade, mas uma maneira de assegurar a qualidade dos serviços prestados. Essa iniciativa desafia a concepção de que as Santas Casas enfrentam problemas de gestão, uma vez que a busca por certificações representa um comprometimento real com a melhoria contínua e evidencia que essas instituições são capazes de atender a padrões rigorosos.

Lado a lado com as Santas Casas, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) desempenha um papel fundamental nesse processo de valorização. A atuação da Fehosp vai além de nos representar junto aos órgãos competentes. Ela promove a integração, a troca de experiências e a disseminação das melhores práticas, fortalecendo as Santas Casas e garantindo que estejamos alinhados com os mais altos padrões de qualidade.

A transformação das Santas Casas no Brasil, respaldada pela Lei 14.820/2024 e pelo comprometimento dos gestores, é um sinal de um futuro promissor na saúde pública do país. O reconhecimento governamental, aliado à nossa atuação proativa e à parceria estreita com entidades como a Fehosp, abre portas para uma assistência à saúde mais eficaz, acessível e de qualidade para toda a população.

Como presidente da Santa Casa de Chavantes, reitero meu compromisso em contribuir para o fortalecimento do sistema de saúde, enfatizando que as Santas Casas não são apenas guardiãs da tradição, mas também agentes de transformação na construção de um futuro mais saudável e equitativo para todos os brasileiros.

ANIS GHATTÁS MITRI FILHO – Presidente da Santa Casa de Chavantes, formado em Medicina e mestre em Terapia Intensiva. MBA de Gestão em Saúde com ênfase em Clínicas e Hospitais (FGV), MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing (PUC-RS) e extensão em Cardiologia pela Universidade Harvard (EUA)

 

 

Leia mais em: JOTA / Valorização das Santas Casas: um novo capítulo na assistência ao SUS – Agência AIDS (agenciaaids.com.br)

 


Fonte: JOTA