Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

APÓS 17 ANOS SOB INTERVENÇÃO, SANTA CASA DE ITARARÉ VOLTA A SER CONTROLADA POR UMA IRMANDADE
31/01/2024

A Santa Casa de Itararé iniciou, nesta segunda-feira (29), uma nova etapa. Após 17 anos sob intervenção, o prefeito, Heliton do Valle, anunciou, neste dia, a retirada da do município da entidade.

A assinatura aconteceu no Clube Atlético Fronteira, juntamente com a nova irmandade que assume a gestão, além do corpo diretor, colaboradores da Santa Casa, servidores da Prefeitura, empresários e convidados.

Conforme destacou o chefe da Assessoria Jurídica da Prefeitura, Dr. Filipe Martins, o ato marca uma trajetória de trabalho traçada desde o início da gestão. “Uma das metas iniciais da administração era retirar, de forma efetiva, a Santa Casa da intervenção. Desenvolvemos um plano de trabalho e, unindo aos conhecimentos da iniciativa privada, o chefe do Executivo conseguiu levantar a entidade, tornando-a suficiente para o tão aguardado fim da intervenção”, detalha.

Para o prefeito, o dia é um dos mais marcantes na história do município. “Ver hoje a nossa Santa Casa fora da intervenção, com uma ampla cartela de serviços oferecidos e capacidade de atender não só Itararé, mas a nossa região. Com a conquista da Certidão Negativa de Débitos (CND) conquistada recentemente, junto agora com o fim da intervenção, a instituição está pronta para receber recursos das diferentes esferas, estadual e federal, além de participar de programas e convênios que são impossibilitados em um cenário com a Santa Casa sob intervenção e sem crédito. Seguiremos firmes, junto à irmandade, agora comprando serviços e fortalecendo, a cada dia, nosso hospital”, finaliza.

O que é a intervenção – A intervenção é uma ação determinada por uma autoridade competente, geralmente governamental, que visa a estabilização e recuperação de uma instituição que enfrenta problemas significativos em sua administração ou finanças. Essa medida é adotada com o intuito de reestruturar e assegurar a continuidade dos serviços prestados pela entidade afetada. No contexto da Santa Casa de Itararé, a intervenção foi implementada como um mecanismo de correção e suporte, visando superar os desafios enfrentados pela instituição. Com o encerramento da intervenção, a Santa Casa retoma o controle de suas operações, indicando um momento de renovação e compromisso renovado com a excelência no atendimento à comunidade.

Qual a simbologia histórica do ato – O término da intervenção na Santa Casa de Itararé, após longos 17 anos, representa um marco histórico de profunda significância para a instituição e para o município. Esse período, marcado por diversas tentativas de gestões anteriores em resolver os impasses, reflete a complexidade e a gravidade dos desafios enfrentados. Agora, superando uma fase de intensas adversidades, a Santa Casa emerge não apenas como uma entidade recuperada, mas como um símbolo de resiliência e dedicação comunitária. Para o município de Itararé, este momento simboliza uma virada, um renascimento de confiança e esperança, evidenciando a capacidade de superação e o comprometimento com o bem-estar e a saúde da população local.

Quais as principais vantagens do fim da intervenção – Com o fim da intervenção na Santa Casa de Itararé, abre-se um novo horizonte repleto de oportunidades e avanços significativos para a instituição. Uma das principais vantagens é a possibilidade de acessar uma gama mais ampla de recursos financeiros provenientes de fontes estaduais e federais, fortalecendo a estrutura e os serviços oferecidos pela entidade. Além disso, a Santa Casa agora tem a oportunidade de integrar o programa SUS Paulista, uma iniciativa inovadora lançada pelo Governo do Estado de São Paulo, destinada a otimizar e expandir o acesso aos serviços de saúde. Essa participação não só é um testemunho da qualidade e da eficiência dos serviços prestados pela Santa Casa, mas também promete ampliar a capacidade de atendimento e melhorar ainda mais a qualidade do cuidado aos pacientes, consolidando a instituição como um pilar essencial na rede de saúde do município e da região.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itararé