Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE CHAVANTES RECEBE CERTIFICAÇÃO DE SEGURANÇA E QUALIDADE NA ÁREA DA SAÚDE
22/12/2023

O investimento contínuo da Santa Casa de Chavantes em infraestrutura, segurança e atendimento à população ganhou reconhecimento mais uma vez. A unidade de saúde recebeu, no dia 19 de dezembro, a Acreditação ONA nível 1, Acreditado - que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.

A instituição é a 5ª Santa Casa do estado de São Paulo, a 14ª do Brasil e o 100º hospital filantrópico a receber a Acreditação da ONA.

A qualificação é emitida para organizações de saúde que cumpram ou superem, em 70% ou mais, os padrões e requisitos de qualidade e segurança definidos pela Metodologia da ONA (Organização Nacional de Acreditação). São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

De acordo com o superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, “a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige”.

O presidente da Santa Casa de Chavantes, Anis Ghattás Mitri Filho, afirma que a certificação só foi possível devido ao “trabalho árduo” de todos os funcionários da unidade de saúde. “É com muito orgulho que nós recebemos essa qualificação tão importante para o presente e o futuro da Santa Casa de Chavantes. Fizemos muitos investimentos em 2023 e a expectativa para o ano que vem é ainda melhor”, ressalta.

A Diretora Técnico-Cientifica do Grupo IBES, Alexia Costa, reiterou que “os processos de qualidade e Acreditação são os pilares que sustentam a excelência nos cuidados de saúde das Santas Casas de Misericórdia do Brasil, garantindo padrões superiores e confiança na assistência prestada."

Ações

O processo para a Acreditação foi iniciado em junho. Em cinco meses, a instituição inaugurou os setores de Tomografia e Mamografia, revitalizou a maternidade, reestruturou o refeitório e realizou pintura interna. Na área de sustentabilidade, as principais ações foram a instalação de placas fotovoltaicas para conservação de energia e o uso racional de energia elétrica para integrar o Programa de Eficiência Energética (PEE).

Com foco na segurança dos pacientes e dos colaboradores, a Santa Casa de Chavantes também intensificou os treinamentos de qualidade e segurança do paciente. Além disso, houve reformas específicas nas seguintes áreas:

Central de Material e Esterilização (CME)

- Reestruturação do CME em atendimento a RDC nº15;

- Revisão de fluxos e rotinas operacionais;

- Aquisição de teste biológico de 24 horas para três horas;

- Aquisição de seladora automática;

- Aquisição de pistola de ar comprimido, lupa e instrumentais;

- Controle de qualidade da água e ar;

- Climatização.

Centro Cirúrgico

- Readequação da sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA);

- Locação de carro de anestesia;

- Locação de monitores multiparâmetro;

- Locação de macas de transporte. 

Para além das intervenções de infraestrutura, o investimento em profissionais foi outro ponto fundamental para a melhoria no atendimento à população. O número de funcionários em regime CLT, por exemplo, aumentou 37% entre julho e outubro, passando de 61 para 84 colaboradores. No total, foram 53 treinamentos com foco em desenvolvimento, qualificação, motivação e humanização.

“A Santa Casa trabalhou arduamente todos os apontamentos de melhoria”, afirmou o Avaliador Lider do Grupo IBES, Luiz Bordin. A Diretora Executiva do Grupo IBES complementa: “Ficamos felizes por termos sido a Instituição Acreditadora escolhida. Somo hoje a Acreditadora líder em Acreditação na América Latina e acolhemos a Santa Casa de Chavantes com o testemunho da sua excelência, comprometimento e busca contínua pela qualidade, assegurando a confiança em suas práticas."

De olho no futuro 

No total, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de atuação da instituição abrange 25 municípios que, juntos, possuem aproximadamente três milhões de habitantes. A certificação de Acreditação conquistada pela Santa Casa de Chavantes é um passo importante no processo de continuidade das melhorias.

“O método de avaliação é constituído com base em um “programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua”, informa a ONA.


Assessoria de imprensa Santa Casa de Chavantes