Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

COM RECURSOS PRÓPRIOS E DE EMENDA PARLAMENTAR, SANTA CASA INAUGURA NOVO PRONTO-SOCORRO
20/12/2023

Com 1.600 m2 de espaço útil, praticamente o dobro dos 891 m2 disponíveis até então, o novo Pronto-Socorro da Santa Casa de Jaú será inaugurado na 5.a feira (21), contemplando os atendimentos adulto e infantil da população que utiliza o SUS na cidade e microrregião. Iniciada em 8 de novembro do ano passado, a obra recebeu investimentos de R$ 1,5 milhão, “resultado de recursos federais de emenda parlamentar (…) e recursos próprios” do hospital, informa nota enviada à imprensa. A emenda foi de autoria do então deputado federal Herculano Passos.

“O Pronto-Socorro da Santa Casa foi inaugurado em 24 de julho de 1987, quando a cidade possuía menos de 85 mil habitantes”, diz a nota, ressaltando que “essa expansão é a primeira grande obra no setor, que, até a metade de dezembro deste ano, prestou mais de 98 mil atendimentos” à população. O resultado são espaços mais amplos e modernos, com salas de espera e de medicação, consultórios, de procedimentos e de eletrocardiograma (ECG), com ar-condicionado central, nova mobília e acessibilidade.

Já estão em uso porque fazem parte do prédio atual as salas de emergência e de observação, com “espaços totalmente reformados, ampliados e adaptados às suas funções”, que foram entregues em fevereiro e maio deste ano, respectivamente. A observação conta hoje com nove leitos de suporte projetados e equipados para atendimentos de alta complexidade, que podem receber pacientes sob cuidados intensivos à espera de transferência para a UTI hospitalar.

A sala de emergência, também chamada de sala vermelha, dedica-se exclusivamente a pacientes em estado grave e com risco de morte. Ela está equipada com quatro leitos de atendimento rápido, propícios para “procedimentos especiais considerados invasivos, como ressuscitação cardiopulmonar, intervenção em casos de AVC e infarto agudo do miocárdio, traumas severos” causados por acidentes, por exemplo, “ventilação mecânica e monitorização cardíaca”. Para tudo isso os pacientes chegam pelas unidades do SAMU, Bombeiros e ambulâncias.

 

Leia mais em: https://horahnoticia.com.br/com-recursos-proprios-e-de-emenda-parlamentar-santa-casa-inaugura-novo-pronto-socorro/


HORAH Notícia