Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE MARÍLIA É PREMIADA ENTRE AS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES DO PAÍS NA ENTREGA DE VALOR EM SAÚDE
19/12/2023

A Santa Casa de Marília recebeu importante reconhecimento como exemplo de liderança na entrega de valor em saúde. O Prêmio IVSB (Índice de Valor em Saúde no Brasil) 2023, realizado no último dia 5 de dezembro, em Belo Horizonte-MG, reuniu grandes nomes da saúde e contou com o lançamento de novidades na plataforma Valor Saúde Brasil, ferramenta utilizada por mais de 500 hospitais e mais de 140 operadoras de planos de saúde brasileiros.

Instituições que se destacaram por entregar resultados de excelência em diversas linhas de cuidado receberam o Prêmio IVSB. Fizeram parte do estudo 115 sistemas de saúde locais, com uma rede de 499 hospitais que atendem aproximadamente 35 milhões de vidas e estão distribuídos em todas as regiões do Brasil. Os dados são relativos a 1.679.382 pacientes que tiveram alta no período de 1º de julho de 2022 a 30 de junho de 2023. O critério de inclusão das instituições foi a ocorrência de pelo menos 1.000 altas no período de estudo. Apenas 57 instituições, sendo 34 hospitais, entre eles a Santa Casa de Marília e 23 operadoras, foram premiados em todo o Brasil. 

O IVSB é um indicador composto que considera óbito e custo assistencial hospitalar per capita, tendo como “proxy” de custo o número de diárias hospitalares consumidas para o tratamento.

Foram construídos escores para óbito e eficiência, que consistem na razão entre os óbitos previstos pela inteligência artificial do DRG Brasil e os óbitos observados na população em estudo e pela razão entre o número de diárias previstas pelo agrupador DRG Brasil e o número de dias de permanência hospitalar utilizadas nas internações avaliadas.

Valores do escore maiores ou iguais a 100% indicam que o número de óbitos e permanência observados foi igual ou melhor do que o esperado pela complexidade clínica da população estudada.

Sistemas de saúde locais e hospitais que apresentem desempenho maiores ou iguais a 100% para os dois indicadores de maneira simultânea foram considerados líderes na entrega de valor.

O superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, ressaltou a importância da entrega de valor em saúde. “Isso significa alcançar resultados assistenciais que melhoram a vida do paciente, usando os recursos disponíveis e sem gerar desperdícios. Ressalto aqui a importante contribuição do coordenador do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do hospital, com Residência em Cardiologia e Hemodinâmica pelo Instituto Dante Pazzanese, Doutor em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo), Pós-Doutor pela USP e Editor-Chefe da Revista Brasileira de Hemodinâmica, Pedro Beraldo, na efetivação dos nossos processos”.

Para atingir o objetivo esperado é necessário haver práticas instituídas que aumentem a segurança assistencial, otimizando os cuidados na atenção primária e nas urgências/emergências, prevenindo internações evitáveis e fortalecendo a transição segura do cuidado, evitando readmissões não planejadas, com a máxima eficiência no uso do leito hospitalar.

O cuidado baseado em valor é bom para todos: mais segurança para o paciente, mais acesso aos sistemas de saúde pela população e entrega de assistência de qualidade a um menor custo pelas organizações. 

 

Sobre o IVSB

O IVSB permite comparar a entrega de valor de uma instituição com aquela considerada ideal. A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial utiliza algoritmos computacionais e machine learning para verificar se a mortalidade e a eficiência são melhores do que as esperadas para uma população. O processo é feito a partir das características de saúde do paciente e possíveis complexidades e criticidades clínicas.

O IVSB gera uma pontuação que vai de 0 a 100, sendo que a nota mais elevada indica que o resultado foi melhor tornando possível comparar os resultados alcançados por uma organização com aquele considerado ideal.

Sistemas que garantem saúde para 36 milhões de brasileiros, 530 hospitais, 40% da saúde suplementar, e SUS (Sistema Único de Saúde) usam a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial para medirem e melhorarem a entrega de valor. Para se ter uma ideia, em 2023, nestes sistemas de saúde foram desperdiçadas 15 milhões de diárias - o que significa de R$ 15 milhões a 45 milhões de reais em desperdício. Este valor poderia ser utilizado para aumentar o acesso do cidadão ao sistema de saúde, para aumentar a remuneração dos prestadores, para garantir a sustentabilidade da saúde suplementar e do SUS.

“As instituições de saúde que trabalham com o IVSB mudam seu foco de volume para valor e, com isso, ajudam o sistema de saúde a se tornar: economicamente sustentável, equitativo, eficiente, centralizado no paciente e acessível, por reduzir os atrasos e as esperas”, explicou Renato Couto, cofundador da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. (Por Santa Casa de Marilia)

 Leia mais em: https://www.garcaonline.com.br/2023/12/santa-casa-de-marilia-e-premiada-entre-as-principais-instituicoes-do-pais-na-entrega-de-valor-em-saude


Garca on Line