Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CONEXÃO FEHOSP PROMOVE O LANÇAMENTO DO BOLETIM MENSAL DE INDICADORES PARA OS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
25/07/2023

Nesta terça-feira, 25 de julho, foi realizado mais um CONEXÃO FEHOSP, com o objetivo de promover o lançamento do boletim mensal de indicadores para os hospitais filantrópicos do estado de São Paulo. O debate foi conduzido por Elissandra Mota, assistente do departamento técnico e contou com a participação de André Luiz de Almeida, diretor executivo de dados da Numb3rs.

Durante o webinar, foi dado o pontapé inicial ao projeto de Indicadores na área da saúde, que é fruto de uma parceria entre a Federação e a Numb3rs - uma empresa de análise de dados focada no segmento de saúde. O objetivo é compartilhar com os hospitais filantrópicos associados um boletim mensal contendo "indicadores gerenciais" de unidades hospitalares, incluindo hospital geral, hospital especializado, pronto-socorro geral, pronto-socorro especializado e unidade mista.

“Cada hospital receberá os seus indicadores, ou seja, as métricas serão individuais e algumas trazem comparativos entre os serviços executados no local e a média no Estado”, disse Almeida.

O primeiro boletim trará informações referentes ao mês de maio de 2023, com dados recentemente processados pelo Ministério da Saúde, apresentando métricas válidas em 14 de julho de 2023. Os indicadores incluem: monitoramento do CEBAS na taxa de atendimento do SUS; o número de internações no mês, separando o volume de internações de residentes e não residentes; atendimentos ambulatoriais no mês; internações de residentes de outros municípios e atendimentos ambulatoriais a residentes de outros municípios.

Outros indicadores relevantes são: a taxa de ocupação hospitalar calculada pelo SUS e a taxa do Estado; o tempo médio de permanência na unidade e a média do Estado, além da taxa de parto cesáreo do hospital e do Estado. O boletim também relata o tempo médio de permanência dos três procedimentos que mais extrapolaram o tempo médio, destacando os dias de permanência no SIGTAP, procedimentos realizados (AIHs) e quantos ficaram acima da SIGTAP.

Uma métrica adicional apresentada é a quantidade de internações para cirurgia eletiva por dias da semana, bem como o valor médio das AIHs para procedimentos de média complexidade com e sem UTI, e também as AIHs rejeitadas de MAC e FAEC, incluindo as quantidades para cada categoria.

Os números coletados pela Numb3rs foram compilados a partir de dados públicos do Sistema Único de Saúde, disponibilizados pelo Ministério da Saúde. O Boletim será acompanhado de um manual que apresentará a análise dos indicadores e o que eles representam.

O diretor executivo de dados da Numb3rs destacou que o documento tem a função de enfatizar os pontos relevantes dos indicadores gerenciais hospitalares. O Boletim será enviado mensalmente para cada hospital filantrópico do Estado de São Paulo, sendo um serviço estratégico fornecido pela Federação.

O bate-papo explicou o funcionamento da ferramenta e as formas de análise para facilitar a compreensão dos gestores.

O CONEXÃO FEHOSP contou com a participação de médicos e representantes de Santas Casas e hospitais filantrópicos. O debate está disponível no YouTube da Federação: https://www.youtube.com/watch?v=aeB5mH7F6P4


Predicado Comunicação