Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE LIMEIRA RECEBE NOVO MAMÓGRAFO DIGITAL FINANCIADO POR EMENDA PARLAMENTAR
25/07/2023

O prefeito Mario Botion, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, e o deputado federal Miguel Lombardi participaram nesta segunda-feira (24) da entrega de um novo mamógrafo digital à Santa Casa de Limeira. O equipamento foi adquirido pelo hospital com recursos da ordem de R$ 623 mil, provenientes de emenda impositiva do parlamentar. Também compareceram ao hospital, a vice-prefeita Erika Tank, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, a vereadora Terezinha da Santa Casa, o secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, o provedor da Santa Casa, Marcos Bozza, além de profissionais da unidade.

Botion salientou que esse é o segundo mamógrafo viabilizado no município com recursos de emenda do deputado federal – o primeiro, foi comprado pela Prefeitura de Limeira em 2021, e desde então, opera na Policlínica. “Gostaria mais uma vez de agradecer a Miguel Lombardi, que não mede esforços para destinar recursos à saúde de Limeira”, frisou o prefeito.

Roberta Botion também enalteceu a dedicação demonstrada pelo parlamentar ao município. “Muito obrigada pelo olhar tão especial para nós mulheres, principalmente por proporcionar mais esse mamógrafo digital a nossa cidade”, comentou.

Enfatizando que o equipamento poderá ser usado por 27 municípios atendidos pela Santa Casa, Miguel Lombardi falou sobre a importância da mamografia, como forma de permitir o diagnóstico do câncer de mama na fase inicial. “Considerando-se todos os tipos de câncer, o de mama é o responsável pelo maior índice de mortalidade entre as mulheres”, destacou. Em 2021, foram 18.139 óbitos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Por esse motivo, o diagnóstico com antecedência é fundamental”, completou.

Sob esse aspecto, Erika Tank comentou sobre a implantação desse novo mamógrafo em Limeira, como garantia de acesso à saúde. “Esse equipamento trará benefícios à saúde da mulher, e ainda, aos profissionais de saúde, que poderão trabalhar com diagnóstico mais preciso”, afirmou.

O médico que coordena os exames de imagem da Santa Casa, Caio Sauer, observou que o mamógrafo digital possui tecnologia de ponta, oferecendo imagens de alta qualidade. “O exame apresenta altíssima precisão, consegue detectar microcalcificações de 1 milímetro”, disse. Outro diferencial apontado pelo médico é a rapidez tanto na realização do exame. “Por ser digital, ele não precisa ser revelado”, concluiu. Ele informou, ainda, que o antigo mamógrafo do hospital, que operava pelo sistema de revelação manual, será desativado. 


Da redação Portal Notícia de Limeira