Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE APARECIDA SOFRE COM SUPERLOTAÇÃO E FILA PARA LEITO NA UTI
24/07/2023

A Santa Casa de Aparecida está sem leitos para internação. A superlotação atinge a clínica médica e a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O Hospital tem uma fila de pacientes esperando para uma vaga na ala de tratamento intensivo.

Segundo o administrador da Santa Casa, Frei Bartolomeu Schultz, essa superlotação é devido à alta de atendimentos de síndromes respiratórias, como a pneumonia, principalmente em idosos. “Nós temos nove leitos da UTI adulto e 25 leitos de internação clínica. As internações são oriundas de Aparecida, Roseira e Potim”.

Com todos os leitos todos ocupados, os pacientes ficam aguardando vaga através do Cross (Centro de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). “Ficam aguardando vaga via Cross para hospitais da região, que infelizmente também estão com a mesma situação”, explicou o frei.

O Pronto Atendimento, administrado pela Santa Casa, também registrou um aumento na procura nesse mês. De acordo com Schultz, o PA atende mensalmente de 5 a 6 mil pessoas e nesse mês de julho o número já passou de sete mil. “Cresceu também o atendimento no PA, principalmente pelo período de férias e o grande número de romeiros”, contou o religioso.

Para evitar uma lotação ainda maior do PA, Frei Bartolomeu pede que os moradores procurem primeiro o atendimento nos postos de saúde. “Grande parte dos casos podem ser resolvidos nas unidades de saúde. O morador deve procurar o PA somente em caso de urgência/emergência”.


Jornal Atos