Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE RIO PRETO FAZ CAPACITAÇÃO COM O HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS
20/07/2023

A Santa Casa de Misericórdia de Rio Preto foi contemplada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi SUS) para receber capacitação do hospital Sírio-Libanês no atendimento de emergência. “O Proadi é um programa de apoio institucional ao SUS onde os hospitais de excelência desenvolvem projetos para apoiar hospitais públicos e filantrópicos para manter a sustentabilidade, e oferecer capacitação. O Sírio-Libanês contribui compartilhando metodologias no atendimento de emergência, com o objetivo de diminuir o tempo médio de permanência no pronto atendimento, diminuir a superlotação do pronto-socorro, e otimizar o tempo de atendimento, tornando o processo de internação mais ágil, com qualidade e segurança”, explica Maria Barbosa, especialista em processos.

Segundo Lídia Tatekawa, consultora médica do Hospital Sírio-Libanês, o projeto começa com a formação de um “time GAP”, sigla para gestão de alta performance, que reúne representantes médicos e administrativos dos hospitais para uma imersão de dois dias no Sírio. “Eles conhecerão de perto como funciona o hospital e terão acesso a ferramentas e indicadores para entenderem como tudo funciona. A ideia é que eles sejam multiplicadores de conhecimento, transmitindo as técnicas não apenas para o setor de emergência, mas para o laboratório, centro de diagnóstico e centro cirúrgico, evitando retrabalho e desperdícios”, diz. A formação presencial tem duração de seis meses. Na última semana, representantes da Santa Casa conheceram o Sírio-Libanês e, nesta semana, a equipe técnica do hospital já está em Rio Preto para iniciar a capacitação. “Essa troca de experiências vai possibilitar, por exemplo, aumentar a rotatividade dos leitos de emergência. Uma ideia que será colocada em prática é a alta médica programada. Identificamos que os familiares demoram até cinco horas para buscar um paciente, o que impede que um novo paciente ocupe o leito. Alinhando com o médico o dia e o horário que o paciente poderá voltar para casa, os familiares têm condições de se organizar para buscá-lo”, explica Valdir Furlan, administrador da Santa Casa. Outra iniciativa que pode otimizar o tempo de atendimento na emergência é a qualificação das equipes de radiologia e laboratório para agilizar a entrega de exames de pacientes admitidos na emergência. “Hoje a pessoa fica até três horas esperando para saber se será internada ou dispensada para realizar tratamento em casa. A ideia é que, com o resultado dos exames em mãos em até uma hora, o médico tenha condições de decidir o protocolo. Com isso, vamos aumentar o número de pacientes atendidos e colaborar com a comunidade que depende do atendimento público de saúde”, completa Furlan. A equipe do hospital Sírio-Libanês vai conduzir a formação até dezembro. A partir da implantação da filosofia de atendimento, a manutenção da metodologia será acompanhada por mais seis meses, por meio de mentorias online. Segundo o Ministério da Saúde, o Proadi SUS não retira recursos da saúde. Os projetos são geridos com recursos dos próprios hospitais participantes, que se encaixam na definição de imunidade fiscal, onde as instituições desembolsam os valores correspondentes a determinados tributos (PIS, Cofins e cota patronal do INSS) e aplicam no desenvolvimento de projetos que impactam efetivamente no desenvolvimento do SUS.

 

Fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/riopreto/santa-casa-de-rio-preto-faz-capacitac-o-com-o-hospital-sirio-libanes-1.1254390

 


Diário da Região