Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

HOSPITAIS TENTAM MANTER ALÍQUOTA REDUZIDA NA REFORMA TRIBUTÁRIA
20/07/2023

Empresas e setores beneficiados na reforma tributária agora se mobilizam no governo para que os descontos obtidos nas alíquotas do novo imposto sejam mantidos pelo Senado.

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), por exemplo, esteve com o vice-presidente, Geraldo Alckmin.

O presidente da entidade, Antônio Britto, ouviu que o Planalto considera existir condições políticas para que o texto seja aprovado sem modificações substanciais no início de setembro.

Britto afirma que, atualmente, os hospitais privados estão sob pressão diante da crise dos planos de saúde e do novo piso da enfermagem.

"Se os descontos negociados na reforma tributária não forem mantidos, teremos aumentos de custo e isso impactará diretamente as negociações salariais com o grupo da enfermagem", disse.

Os hospitais foram incluídos entre os segmentos essenciais e obtiveram descontos na alíquota resultante da CBS (conjunto dos tributos federais) e IBS (ICMS e ISS). Na Câmara dos Deputados, ela foi definida em 25% (com desconto de 60%).

Para o setor, com essa alíquota, será possível manter a atual estrutura de custos. Caso haja aumento, haverá impacto, sobretudo, na atual negociação salarial da enfermagem.

Por decisão do STF, o novo piso da categoria está valendo e, ao longo de dois meses, as negociações pelos reajustes estão em curso por meio dos sindicatos.

"Se houver aumento, não será possível evitar demissões", disse Britto.

 

Leia mais em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2023/07/hospitais-tentam-manter-aliquota-reduzida-na-reforma-tributaria.shtml


Folha de S.Paulo