Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

PRESIDENTE DA FEHOSP FALA NA WEBINAR PROMOVIDA PELO FIS - FORUM DE INOVAÇÃO EM SAÚDE
01/07/2022

O Sistema de Saúde sem os Hospitais Filantrópicos” foi o tema do webinar promovido pela Iniciativa FIS – Fórum Inovação Saúde, nessa quinta-feira (30). Teve como convidado o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti. Na ocasião, falou-se sobre os desafios enfrentados pelas Santas Casas, que sofrem com o subfinanciamento dos procedimentos e defasagem da Tabela SUS.

O presidente da Iniciativa FIS, Josier Vilar, teve a função de moderar o debate e listar tópicos importantes a serem discutidos pelos convidados. Ele reforçou a necessidade de compartilhar com o público a crise que o segmento da saúde filantrópica enfrenta. Também fez um alerta: “é possível que tenhamos um esfacelamento do modelo de assistência médica e hospitalar no Brasil em razão da desintegração do nosso sistema, se a crise continuar”, comentou Vilar. Cerca de 315 hospitais filantrópicos encerraram as atividades nos últimos 6 anos em razão da falta de recursos.

O presidente da Fehosp pontuou de forma didática que as Santas Casas são hospitais sem fins lucrativos que sobrevivem com recursos do SUS. Mostrou que a tabela do sistema está defasada há anos, impactando mais de 1.845 entidades filantrópicas em todo o país. “O SUS apenas cobre 50% dos procedimentos médicos, dessa forma, as Entidades são abrigadas a promoverem ações internas e com a comunidade para arrecadar recursos, a fim de manter as atividades e atendimentos”, disse.

Indagado sobre gestão e administração de recursos, Rogatti defendeu que os maiores gestores do segmento da saúde estão nas Santas Casas. “Manter as portas abertas das Santas Casas em um cenário de subfinanciamento dos procedimentos médicos é uma missão quase impossível. Muitas das entidades apenas atendem aos SUS e são dependentes desse recurso. Essa situação não é enfrentada por hospitais da rede privada, por exemplo”, comentou.

Nesse ano, as entidades situadas no estado de São Paulo obtiveram apoio financeiro de R$ 1,2 bilhão por ano por meio do programa Mais Santas Casas, desenvolvido pelo governo estadual para apoiar estas unidades no custeio da prestação dos serviços SUS.  Contudo, conforme ressalta Rogatti, o que está fazendo a diferença é a comunidade, que apoia e participa de ações regionais para arrecadar recursos e colaborar para que as Santas Casas possam receber melhorias e modernizar os seus espaços.

“Fazemos visitas constantes nas Santas Casas do estado de São Paulo para conferir as demandas necessárias, constatamos ações urgentes e eficientes no combate à Covid-19 e na gestão de leitos de UTI. Contudo, é urgente a promoção de ações e políticas públicas ligadas à saúde para amparar as entidades que prestam assistência, principalmente para a parcela da população mais carente”, disse Rogatti, que destacou ainda que os hospitais de pequeno porte são fundamentais para o país, pois entendem as necessidades da comunidade, e são exemplos de resistência e comprometimento com a saúde e com a população.

Outros representantes e especialistas do segmento da saúde participaram do webinar, dentre eles: Francisco Balestrin, presidente do SINDHOSP e Presidente do CBEXs; Francisco Figueiredo, ex-secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde; Ligia Bahia, médica especialista em Saúde Pública e Professora Associada da UFRJ; Paulo Carrara, diretor do IPITEC da Santa Casa São Paulo e consultor da Beneficência Portuguesa São Paulo.

Para conferir o debate na íntegra, basta acessar o canal Iniciativa FIS no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=A1DGz5rWHPU

Moderador

Josier Vilar, presidente da Iniciativa FIS

Entre os participantes estavam:

Francisco Balestrin, presidente do SINDHOSP e Presidente do CBEXs.

Francisco Figueiredo, ex-secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

Ligia Bahia, médica especialista em Saúde Pública e Professora Associada da UFRJ.

Paulo Carrara, diretor do IPITEC da Santa Casa São Paulo e consultor da Beneficência Portuguesa São Paulo.


Comunicação Fehosp