Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE PIRACICABA FAZ ALERTA SOBRE USO DE FITOTERÁPICOS PARA EMAGRECIMENTO
29/06/2022

A Santa Casa de Piracicaba (SP) divulgou um alerta de médicos a respeito do uso de fitoterápicos para emagrecimento. Profissionais se reuniram nesta semana para discutir o quadro e os riscos em relação a este tipo de tratamento.

Os profissionais discutiram um caso no qual uma paciente teve uma falência cardíaca, hepática e renal. Ela consumia fitoterápicos, mas ainda não se sabe se essa foi a causa da morte.

“A complexidade desse caso específico envolve um dado relacionado ao uso de fitoterápico para emagrecimento. A paciente em questão deu entrada pela cardiologia com suspeita de enfarte, mas na verdade tratava-se de falência generalizada com desfecho trágico e triste”, afirmou o cardiologista Humberto Passos.

Já a gastro/hepatologista Ana Claudia Oliveira pondera que se tratou de um caso grave e com variáveis cardiovasculares, renais e hepatológicas. "Não consigo, inclusive pela discussão em grupo, responsabilizar o fitoterápico como o causador da doença multissistêmica dela. Como foi muito rápido, não deu tempo da gente ver todas as variáveis".

"Eu não posso falar em hepatite fulminante. Foi uma hepatite aguda com gravidade. [...] Mas não foi o único motivo da morte dela. Ela teve uma insuficiência cardíaca, alguns choques circulatórios que não responderam a nada. Foi um quadro muito mais grave que isso", observa a médica.

Alertas sobre fitoterápicos e automedicação

Sobre os fitoterápicos, ela alerta que as pessoas acreditam que não fazem mal por serem apontados como substâncias naturais.

"Há uma lista de fitoterápicos e chás utilizados para emagrecer e para o bem-estar, os chamados detox do fígado que, na verdade, são potenciais que levam à lesão do órgão", salienta a profissional.

Ela alerta, ainda, que as pessoas precisam parar com a automedicação e entender o quão isso é perigoso.

"Antes de tudo, as pessoas precisam consultar seu médico, se informar sobre o que vai ingerir, o porquê, a quantidade exata e o tempo dessa ingestão. Hoje em dia, as pessoas usam o anti-inflamatório como se fosse um analgésico. Isso tornou-se cultural e precisamos alertar a todos que há vários anti-inflamatórios extremamente tóxicos para o fígado e que podem levar a pessoa à morte dependendo da quantidade e do tempo de uso”.

O nefrologista Alex Gonçalves lembrou que o fígado é um órgão que tem a função de sintetizar as substância que são ingeridas. "Quando afetado por alguma agressão aguda ou crônica, traz sérias consequências, precisando em muitos casos do transplante ou levando o paciente à morte”, alertou.


Por G1 Piracicaba e Região