Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE RIO PRETO ABRE 26 NOVOS LEITOS NESTA QUARTA-FEIRA
10/05/2022

A Santa Casa de Rio Preto vai colocar em funcionamento nesta quarta-feira, 11, os 26 leitos de enfermaria destinados a pacientes transferidos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Prefeitura.

Na segunda-feira, 9, a Secretaria de Saúde estava com aproximadamente 100 pacientes internados nas UPAs. A permanência acima das 24 horas é vetada pelo Conselho Federal de Medicina, porque a estrutura dessas unidades é destinada apenas a tratamento, a curto prazo, de casos de emergência.

A Prefeitura alegou falta de leitos e culpou o Sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) pela lotação nas UPAS e, para tentar ‘desafogá-las’, anunciou na sexta-feira, 6, um reforço no sistema, com a criação de mais 66 leitos, da seguinte forma: 30 de enfermaria destinados à Unidade de Internação Básica (UIB) do Fraternidade e 36 para a Santa Casa - 10 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 26 de enfermaria. Além destes, 40 leitos que a Prefeitura têm conveniados com o Hospital de Base serão reposicionados para atendimento de casos de urgência e emergência.

Os 26 novos leitos de enfermaria na Santa Casa foram viabilizados com a liberação de R$ 5 milhões do Estado. O plano já foi submetido e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.

Já a ativação dos 30 leitos na Unidade de Internação Básica (UIB) do Fraternidade, prometida para esta segunda-feira, 9, ficou para a segunda-feira da semana que vem, 16.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a estrutura já está pronta, mas o funcionamento depende da contratação de profissionais, entre enfermeiros e médicos, que estariam em falta, segundo informou a Prefeitura.


Grupo Diário da Região