Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE ITU CONTARÁ COM 20 LEITOS PEDIÁTRICOS
28/04/2022

Um ano e cinco meses após a Prefeitura ter promovido intervenção na Santa Casa de Misericórdia de Itu, o Periscópio procurou a administração municipal para saber como está a situação do hospital em termos de estrutura. Por meio de nota, a Prefeitura explica que a Secretaria Municipal de Saúde “ampliou o atendimento no Hospital da Santa Casa de Itu, instalou mais leitos, além de promover a reforma de grande parte do telhado, que estava danificado há anos.”

“Em relação às cirurgias ortopédicas, por exemplo, a Secretaria realizou mais que 50% do número contratado”, segue a nota que destaca. “Houve também a instalação de mais 10 leitos de UTI convencional. Como mais um investimento inédito na saúde pública municipal em Itu, está prevista para as próximas semanas a instalação de 20 leitos, sendo 12 de enfermaria pediátrica e 8 leitos de UTI pediátrica”, informa.

A reportagem questionou a respeito de uma data específica para a instalação dos leitos e por meio de nota informa que “os detalhes serão divulgados em momento oportuno”. Ainda de acordo com a administração municipal, foram adquiridos novos equipamentos e berços para atendimento ao público infantil e receberá, em breve, um novo tomógrafo. Já sobre a destinação do prédio que abrigou o Hospital de Campanha no combate à pandemia de Covid-19, a Prefeitura diz que “será divulgada em breve pela secretaria”.

A construção de enfermaria e UTI pediátrica na Santa Casa de Itu, bem como a expansão de leitos e melhoria da UTI Neonatal em funcionamento no referido hospital, serão viabilizadas pela Prefeitura de Itu por meio de emenda do deputado federal Marcio Alvino (PL-SP). O recurso enviado pelo parlamentar, que tem destinado importantes verbas para a cidade de Itu, é do montante de R$ 1,1 milhão.

Sobre a intervenção

O prefeito Guilherme Gazzola (PL) anunciou no dia 26 de novembro de 2020 que havia feito a requisição do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Itu ao Governo do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito após o chefe do Executivo ituano se reunir, na Secretaria Estadual de Saúde, com o secretário da pasta, Jean Gorinchteyn.

A então gestora da Santa Casa, a Sociedade Beneficente São Camilo, retirou-se no dia 30 daquele mês, dando lugar ao Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS), que por sua vez, permaneceu na gestão do hospital até o dia 7 de abril do ano passado.

Assumiu então a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Itu a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo, escolhida após pesquisa de preços e comprovação de capacidade para ofertar serviços. A entidade seguiu na gestão do hospital até o início deste ano.

Em seguida, assumiu no dia 4 de janeiro a atual gestora, o Instituto de Gestão Administração e Pesquisa em Saúde (IGAPS). Segundo a administração, a empresa foi vencedora do processo licitatório e se comprometeu a fortalecer ainda mais a política das ações de humanização e a solicitar aos Governos Federal e Estadual recursos para prosseguir com melhorias da estrutura hospitalar e renovação do parque tecnológico.

 

http://jornalperiscopio.com.br/site/santa-casa-de-itu-contara-com-20-leitos-pediatricos/


Jornal Periscópio