Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

BRASILEIROS ENXERGAM O CÂNCER COMO PREOCUPAÇÃO, REVELA PESQUISA
27/04/2022

63% dos entrevistados numa pesquisa elaborada pelo Oncoguia acreditam que o câncer como doença que deve ser vista com atenção. O achado foi compartilhado durante o 12º Fórum Nacional Oncoguia, iniciado na última terça-feira (26), e que segue até esta sexta-feira (29), de forma virtual.

A pesquisa foi realizada nas cinco regiões do país, entre 4 e 12 de abril, e contou com a contribuição de 2.099 pessoas, das quais, 63% escolheram o câncer como doença que deve ser vista com atenção. A segunda preocupação da sociedade foi com o consumo abusivo de álcool. Doenças cardiovasculares ficou em terceiro lugar. Confira a pesquisa na íntegra.

Após a triagem, a pesquisa evidenciou que o câncer está cada vez mais próximo da população. Segundo o estudo, oito em cada 10 brasileiros já tiveram algum conhecido com câncer. De cada 10, quatro já tiveram ou têm algum familiar com a doença. 5% declararam ser o próprio paciente.

"Estamos diante de uma população tocada e impactada negativamente pelo câncer, mas que compreende a sua relevância e pede aos governos que a priorize. Que este contexto pertinente, urgente e de enorme relevância social de fato ganhe a priorização que a população e todos os que defendem a causa pedem. Precisamos e podemos salvar vidas", destacou a Presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz.

A apresentação dos resultados da pesquisa foi feita durante a palestra de abertura do 12º Fórum Nacional Oncoguia. O estudo surge como uma ferramenta para entender a importância do acesso à informação e de acesso a cuidados com a saúde.

“A percepção negativa do câncer pode ser paralisante e impedir que as pessoas se cuidem adequadamente, procurem ajuda diante de sintomas e até se afastem de pessoas enfrentando a doença e precisando de ajuda", disse Luciana Holtz. Por isso, passa a ser importante discutir quais os principais gargalos no acesso ao diagnóstico precoce, e apresentar propostas efetivas para uma oncologia mais sustentável e justa.

A programação completa do evento 12º Fórum Nacional Oncoguia pode ser acessada no link: https://www.forumoncoguia.org.br/


Predicado Comunicação