Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA COMPLETA 131 ANOS
13/04/2022

A Santa Casa de São Carlos está completando 131 anos nesta terça-feira, 12. Para celebrar a data, o Serviço de Nutrição e Dietética do hospital preparou um bolo simbólico. E os gestores da Instituição, representando todos os colaboradores, receberam uma bênção do Padre Robson Caramano, Pároco da São Nicolau de Flüe e Assessor da Diocese de São Carlos.

“A Santa Casa nasceu da vontade de um grupo de cidadãos de querer criar um hospital filantrópico capaz de atender às necessidades da população. 131 anos depois, Instituição se tornou referência nos atendimentos de média e alta complexidade na região e um pólo de ensino e pesquisa. E isso foi possível, mais uma vez, graças ao apoio de toda a sociedade, dos empresários, das autoridades e dos voluntários que nos ajudam nas campanhas e com doações para o custeio do hospital. Nesse sentido, celebrar o aniversário é uma forma de agradecer por esse reconhecimento de todos”, afirma o Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior.

 

SANTA CASA DE SÃO CARLOS – HÁ 131 ANOS SALVANDO VIDAS

A Santa Casa de São Carlos foi fundada em 12 de abril de 1891. Cafeicultores da época se reuniram para criar a instituição e fazer as doações para a construção do hospital, em homenagem a José, filho falecido do casal de fazendeiros de Jaboticabal, Francisco Domingos de Sampaio e Anna Miquelina Ferraz de Sampaio.

Atualmente, a Instituição emprega mais de 1.200 funcionários e 300 profissionais do Corpo Clínico. É responsável pelo atendimento de 402.577 habitantes de seis municípios da região (Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito). E foi a primeira unidade de saúde da região a abrir setores com atendimento exclusivo para paciente de COVID-19.

Além do foco na assistência em saúde, a Santa Casa também tem investido na vocação para o Ensino. Em 2014, a Santa Casa criou o Departamento de Ensino. O Departamento cresceu e se consolidou. Em 2021, a Instituição inaugurou o Instituto de Ensino e Pesquisa. O IEP oferece hoje 7 Programas de Residência Médica e 1 Programa de Residência Multiprofissional. E em 2021, o IEP conquistou o Curso Técnico de Enfermagem, Primeiro Curso Aprovado pela Secretaria Estadual de Educação de SP em um hospital filantrópico do interior.

 

Leia mais em: https://www.saocarlosagora.com.br/cidade/santa-casa-completa-131-anos/146482/


Comunicação Santa Casa