Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DIVULGA VÍDEO E DESTACA PARCERIA COM A UNIFADRA, MANTIDA PELA FUNDEC E PREFEITURA DE DRACENA!
03/12/2021

Ao longo de seus 63 anos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Dracena vem buscando aprimoramento para proporcionar um atendimento qualitativo à população.

Os dados do vídeo indicam que o quadro funcional e profissional do hospital, além de 408 colaboradores, conta com 96 médicos nas mais variadas especialidades e 25 paramédicos. Assim, há no hospital médicos disponíveis 24 horas para as especialidades de clínica médica e ginecologia/obstetrícia, além de profissionais para realizar visitas diárias e atendimentos de intercorrência na especialidade de pediatra/neonatologia por 12 horas no período diurno. Nos últimos meses foram ampliados os atendimentos em pediatria/neonatologia, cirurgia geral e eletiva, ortopedia, ginecologia/obstetrícia, anestesia, clínica médica, nefrologia, radiologia e cardiologia, com as atividades de internato dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Unifadra.

Já no âmbito do SUS, na circunscrição DRS-11 (que engloba 45 municípios), Dracena tornou-se referência na área da saúde para os 11 municípios que a circunvizinham: Panorama, Pauliceia, Santa Mercedes, Nova Guataporanga, São João do Pau d'Alho, Tupi Paulista, Junqueirópolis, Irapuru, Flora Rica, Monte Castelo e Ouro Verde.

Para suportar estes atendimentos da microrregião, a Santa Casa dispõe de 153 leitos. Segundo os dados apresentados no vídeo, no SUS há dez leitos credenciados como UTI Geral TIPO II, e outros distribuídos em enfermarias feminina e masculina adulta, apartamentos, pediatria, maternidade e berçário (a Santa Casa de Dracena é o segundo maior hospital da DRS-11, atrás apenas do de Presidente Prudente). O prefeito de Dracena, André Lemos, afirma que “conseguimos ampliar o atendimento na clínica médica, na cirurgia e na pediatria e por isso a gente consegue fazer um atendimento muito melhor do que foi em outras épocas”. Além disso, foi construída uma nova área no terceiro andar do hospital, ainda não inaugurada oficialmente, mas que possui 11 apartamentos e dispõe de 22 leitos - que já foram usados na pandemia como leitos de UTI-Covid.

Assim, o hospital passará dos 153 leitos para 175 leitos. Está em construção o novo centro de hemodiálise, que terá 1.561 metros quadrados e poderá atender 150 pacientes mensalmente, o que representa um aumento de 36% em relação à capacidade de atendimento do setor. A obra é financiada com recursos obtidos no âmbito de acordos de colaboração assinados entre investigados e o Ministério Público de São Paulo, por intermédio do Grupo Especial de Delitos Econômicos (Gedec), repassados à Secretaria de Estado da Saúde, no valor de R$ 2 milhões.

Segundo o provedor da Santa Casa de Dracena, Celso Santin, “implantaremos a especialidade de neurocirurgia e estamos partindo para a hemodinâmica”. Então, em breve, duas novas especialidades de alta complexidade devem estar disponíveis para atendimento da população.

O médico coordenador da UTI Geral da Santa Casa de Dracena, Talel Salle, destaca ter “acompanhado o trabalho incansável da diretoria administrativa, dos médicos e dos funcionários da Santa Casa na estruturação do trabalho e no avanço tanto no diagnóstico quanto no tratamento dos vários tipos de doenças da nossa população”. Nesse sentido, o diretor executivo da Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), Edson Kai, ressalta que “atualmente, em parceria com a Faculdade de Medicina, com o internato de seus alunos, [a Santa Casa] amplia efetivamente seu quadro de corpo clínico, com aumento significativo de suas áreas de atendimento, com a criação de novas equipes médicas e ambulatórios próprios visando principalmente à atenção básica de qualidade de seus pacientes”.

A Santa Casa de Dracena é um dos principais pólos de prática da Faculdade de Medicina da Unifadra proporcionando iniciação à integração profissional dos graduandos em ciências médicas. O internato na Santa Casa de Dracena contempla diversas áreas específicas de especialidades. Focando o futuro, ações já estão sendo empreendidas com vistas a disponibilizar a prática da residência médica para consolidar o ensino-aprendizagem dos médicos graduados.

A população se beneficia da disponibilidade de estudantes de medicina para agilizar o atendimento em diferentes especialidades e exames e os alunos podem aplicar a teoria, com a orientação prática de docentes e preceptores médicos, para ter segurança na execução das técnicas aprendidas. Além disso, os futuros médicos ainda atuam nas Unidades Básicas de Saúde Municipais, com referência à Policlínica e nas equipes das ESFs (Estratégias de Saúde da Família).

Da mesma forma, a economia da cidade se beneficia, conforme aponta o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dracena, Luciano Gerlin, “há mais pessoas visitando a nossa cidade para resolver seu problema de saúde, mas também consumindo e fazendo gerar mais postos de trabalho”.

Assista ao vídeo: https://youtu.be/c29RuhGT4aM


Comunicação Santa Casa