Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Debates do 29º Congresso Fehosp abordam soluções para fortalecimento do setor filantrópico
22/10/2020

O segundo dia do 29º Congresso Fehosp teve início nesta quinta-feira (22) falando sobre as soluções de negócios para o fortalecimento da sustentabilidade dos hospitais filantrópicos. O painel foi moderado pelo diretor geral do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, Pascoal Marracini.

O superintendente do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), Wilson Pollara, ressaltou que uma bandeira defendida por ele é que os hospitais devem receber “por existirem, não pelo o que fazem”.  “Não podemos vincular ao movimento da porta, porque a variação de movimento causa impacto gravíssimo. 85% do hospital é composto por profissionais e não podemos mandar embora a cada variação de ocupação do hospital”, disse.  Pollara também destacou o programa paulista “Santas Casas Sustentáveis”, que classifica as instituições filantrópicas em três perfis: hospitais estruturantes, estratégicos e de apoio, para receberem respectivamente 70%, 40% e 10% a mais do que já recebem do SUS.

Já o consultor especializado em planos de saúde, Rogerio Medeiros, explanou sobre as operadoras filantrópicas. Hoje, são 35 operadoras do tipo no País e Medeiros defendeu a necessidade de trabalhar uma composição de operadoras filantrópicas em rede, para fortalecimento do setor. “Se em uma cidade de menor porte, um hospital abrir um plano sozinho e não compor com rede de outras Santas Casas e hospitais filantrópicos, ele não consegue se sustentar.”


Predicado Comunicação