Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

4º CONSINDHOSFIL RECEBE 200 PARTICIPANTES
23/10/2019

Realizada entre os dias 17 e 18 de outubro no Hotel Colina Verde localizado em São Pedro (SP), a 4ª edição do Congresso Estadual dos Sindicatos das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do estado de São Paulo – ConSINDHOSFIL recebeu 200 participantes. O evento teve como tema central “Gestão de Pessoas – Compartilhar para aprimorar”.

A mesa de abertura do Congresso foi composta pelo presidente do SINDHOSFIL/SP, Edison Ferreira da Silva, o coordenador científico do evento e vice-presidente do Sindicato, Jaime Durigon Filho, o gerente regional do Sesc Piracicaba, Fabio Rodrigues, o presidente da CMB – Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas e da Fehosp – Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, Edson Rogatti, a secretária de Saúde da cidade de São Pedro, Miriam de Souza Silva e o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas do estado de São Paulo, Itamar Borges.

As autoridades destacaram a importância do evento e do setor e agradeceram a presença de todos os participantes. “Luto por melhorias, mais recursos e iniciativas que beneficiam provedores, dirigentes e em especial os usuários que necessitam dos serviços das Santas Casas”, afirmou o deputado Itamar Borges em seu discurso.

Logo após abertura, o 4º ConSINDHOSFIL seguiu sua programação oficial. Nesta edição, a cada palestra eram apresentados dois cases como exemplos práticos a cada tema abordado.

Na parte da manhã do dia 17 de outubro foram abordados os temas “Saúde Mental e Prevenção de Violência no Local de Trabalho” e “Desenvolvimento da Equipe de Enfermagem: da Integração ao Ambiente de Trabalho”. Os especialistas que ministraram sobre os assuntos foram Gabriela Moutinho Florez, Silvana Castellani, Maria José Passos de Oliveira, Giovana Elisabete Granato Frank, Mari Lima e Larissa Vanzo.

Já na parte tarde da quinta-feira (17/10), os palestrantes Amélia Caetano, José Alberto Maia, Viviane Domingos de Souza, Ricardo Fedrizzi, Mauricio Alves da Silva e Edison Ferreira da Silva debateram sobre teletrabalho, eSocial e a importância das Negociações Coletivas e o futuro dos sindicatos.

Após as palestras do dia e sorteio de diversos prêmios, foi realizado um coquetel com show da cantora Sarajane e realização das premiações Destaque Santa Casa 2018 e Destaque na Administração de RH. Os premiados foram a Irmã Sueleni dos Santos e o Hospital e Maternidade Madre Vannini de Conchal (SP), representados pela Irmã Lediani Terezinha Nicolli. "Em nome da Irmã Sueleni, fico muito feliz por essa premiação do hospital. Mesmo que nossa instituição seja pequena, tentamos, a medida do possível, atender o que a população precisa. É uma grata satisfação receber esse prêmio diante de tantos hospitais que existem no estado de São Paulo", destacou a Irmã Lediani Terezinha Nicolli.

O último dia do Congresso recebeu os especialistas Thiago Zioni Gomes, Maria Cristina Mattioli, Nancy Xavier da Silva, Eliza Yukie Inakake, Viviane Hanshkov e Tiago Menossi. Os palestrantes abordaram os temas “Repercussões da Lei de Proteção de Dados” e “Jornada de Trabalho e Contribuições Sindicais”.

Antes da realização das palestras, foram apresentados os cases finalistas do 2º Prêmio de Boas Práticas de Gestão de RH. Após votação por aplicativo, o ganhador do 1º lugar foi Jurandir Leodoro da Cruz Junior, com o trabalho “Comissão de Gerenciamento de Riscos Físicos” do Serviço Social da Indústria do Papel, Papelão e Cortiça do Estado de São Paulo – SEPACO. Já o segundo e terceiro lugar foram destinados a Priscila Sabrina de Godoy com o trabalho “Grupos de Psicologia nos setores – Prevenção de conflitos” da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Claro e a Marcela da Cunha Martinho Carvalho com o trabalho “Universidade Corportativa HCor – alavancando resultados por meio de desenvolvimento planejado de pessoas” do Hospital do Coração – HCor, respectivamente.

A mesa de encerramento foi composta pelo presidente do SINDHOSFIL/SP, Edison Ferreira da Silva e pelo vice-presidente e coordenador científico do Congresso, Jaime Durigon. “O Congresso me surpreendeu pelo formato que foi realizado. Considero que foi uma experiência interessante e que devemos adotar para os próximos eventos. O encontro nos deu a oportunidade para que venhamos a propiciar, a partir de 2020, workshops com os 3 maiores temas que foram abordados: desenvolvimento de equipe de enfermagem, eSocial e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, finalizou o presidente do SINDHOSFIL/SP, Edison Ferreira da Silva.


Fonte: Predicado Comunicação