Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Regional da Fehosp faz reunião em Marília e reivindica pontualidade nos repasses do SUS
19/03/2015

Presidente da Federação e CMB denunciou calote do governo federal às Santas Casas e filantrópicos
Marília recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), a primeira reunião regional da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) deste ano. Cerca de 60 representantes de instituições de saúde participaram do encontro, realizado na Santa Casa de Misericórdia de Marília. A série de reuniões com entidades associadas ocorre em todo o Estado de São Paulo.
 
O bancário aposentado Edson Rogatti, provedor da Santa Casa de Palmital (SP) e presidente da Fehosp, apresentou um panorama do setor e manifestou preocupação com a falta de pontualidade nos repasses aos hospitais, após prestação de serviços ao SUS (Sistema Único de Saúde), bem como dos incentivos criados como política governamental para amenizar o subfinanciamento.
 
Ele chamou de “calote” a prática do governo de reter recursos federais como o IAC (Programa de Incentivo à Contratualização) e também relatou demora para os repasses do programa estadual SUStentáveis. As ações do governo foram implementadas como medidas paliativas, em reconhecimento à defasagem da tabela SUS, mas seus benefícios ainda demoram a chegar.
 
“Temos certeza que muitas instituições, no final do ano pasado e neste início de ano, precisaram recorrer a empréstimos para pagar os funcionários. Isso é um absurdo. Nós fazemos a nossa parte, atendemos a população confiando que o incentivo virá para reduzir o déficit, mas na hora de receber para honrar com os nossos compromissos ficamos à ver navios”, disparou Rogatti.
 
Em âmbito federal, o presidente da Fehosp, que também preside a CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas), anunciou o apoio da entidade à reedição da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas e Filantrópicas, que na última legislatura teve importante papel para sensibilizar governo e sociedade sobre a crise pela baixa remuneração do SUS e falta de uma Política de Estado para a saúde.
 
A posse dos novos deputados na Câmara Federal deve marcar também a composição da nova Frente Parlamentar. “É importante que nós estejamos presentes. Mais de 40% do Congresso foi renovado e os novos deputados precisam se conscientizar da situação dos filantrópicos”.
 
A gerente técnica da Fehosp, Maria Fátima da Conceição, informou aos associados o andamento da articulação junto ao governo do Estado, para que o SUStentáveis contemple, com brevidade, os hospitais que mais necessitam. A federação também instruiu sobre o orçamento impositivo, que a partir de agora impede que o governo federal “corte” emendas parlamentares destinadas à entidades.
 
O provedor da Santa Casa de Marília e diretor administrativo financeiro da Fehosp, empresário Milton Tédde, agradeceu a presença dos diretores de hospitais da região e colocou a entidade local à disposição, para o fortalecimento dos filantrópicos. “Somente com união, vamos superar todos estes desafios. Contem com a Santa Casa de Marília e com a federação”, disse.
 

*Informações da Santa Casa de Marília