Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

É POSSÍVEL ATENDER NO SUS COM QUALIDADE, DIZ DIRETOR DE HOSPITAL DE CÂNCER
07/12/2017

RIO – Diretor técnico do Hospital de Câncer de Barretos, Edmundo Mauad apresentou na manhã desta quinta-feira o caso de sucesso da instituição no tratamento do câncer, na abertura da 2ª edição do Reage Rio, evento organizado pelo GLOBO e pelo Extra. Reconhecido em 2014 como o melhor hospital do Estado de São Paulo, o centro dirigido por Mauad atende exclusivamente pacientes da rede pública de saúde.

– Já ouvi muitas vezes que quem atendesse 100% no SUS não teria futuro, mas nós mostramos que sim – destaca ele, que abriu a mesa de debates sobre saúde no Reage Rio. – Hoje, o Hospital de Câncer de Barretos é o único hospital do interior de São Paulo que tem cirurgia robótica, por exemplo. Temos nove unidades de prevenção apenas de (câncer de) mama. A Universidade Harvard, nos EUA, por exemplo, tem somente um.

Mauad conta que um dos “segredos” é a quantidade de parcerias que o hospital estabelece. Seja com universidades de renome, como a americana Duke, seja com instituições, como o Sesc.

– Nossos números ousados, como as 160 mil mamografias que realizamos por ano, são possíveis graças a parcerias – ressalta ele.

O diretor conta que a satisfação dos pacientes está altamente relacionada não só com a infraestrutura das unidades médicas, mas também com o preparo de todos os funcionários – não apenas os médicos e enfermeiros.

– Fazemos um trabalho muito forte com todos os funcionários, incluindo recepcionistas, porteiros, para saibam lidar com pacientes com câncer – diz Mauad. – Muitos pacientes são extremamente pobres, então têm medo de voltar para as suas cidades e não ter cuidados decentes. Eles acabam ficando direto no hospital, e aí nós fazemos festas de aniversário, levamos os pacientes para pescar, tentamos oferecer lazer de qualidade. Todos os pacientes precisam disso. Para se recuperar bem ou, nos casos terminais, para ter uma morte digna.

Outra iniciativa bem-sucedida no Hospital de Câncer de Barretos se relaciona à educação de crianças:

– Nós percebemos que era importante também educar as crianças para elas se tornarem “mini-agentes”, informando as mães, os pais. Então iniciamos um projeto de veículo móvel que leva informações sobre a prevenção do câncer para as crianças. Tem dado muito certo e atraído mais adultos para fazer exames – destaca Mauad.

O “Reage, Rio!” é uma realização dos jornais O Globo e Extra, com oferecimento do Sistema Fecomércio RJ por meio do Sesc RJ, patrocínio da Oi e do AirBNB, e apoio do shopping Rio Sul

 


Fonte: O Globo