Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

HOSPITAL IBCC ADERIU À CAMPANHA DEZEMBRO LARANJA EM PROL DA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PELE
19/12/2016

O IBCC quer saber: neste verão você está preparado para se proteger do sol? Pele dourada é bonita, mas a exposição prolongada aos raios ultravioletas pode causar sérios danos à saúde. Por isso, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, de São Paulo (SP), aderiu ao Movimento Dezembro Laranja, em apoio à campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para reforçar que o câncer de pele pode ser prevenido.

O Ministério da Saúde alerta que ficar excessivamente exposto ao sol pode desenvolver problemas na pele como: sardas, envelhecimento precoce (rugas), queimaduras, desidratação e podendo até evoluir para o câncer de pele. O Instituto Nacional do Câncer (INCA), calcula que a cada ano são estimados cerca de 176 mil novos casos de câncer de pele no Brasil.

O tumor mais frequente é o não-melanoma, que corresponde à 25% de todos os tumores malignos registrados no país. “Este é um tipo de câncer que tem a maior chance de cura se detectado precocemente. Por isso, ações de prevenção e consultas regulares ao médico são essenciais”, enfatiza o dermatologista do IBCC, Dr. Aldo Toschi. “As pessoas precisam se conscientizar que a exposição ao sol excessivamente, sem proteção e precauções adequadas, é a principal causa do desenvolvimento do câncer de pele”, alerta o dermatologista.

Especialistas e estudos científicos reforçam que o sol tem efeito acumulativo e que se não houver a prevenção desde a infância, na fase adulta, os danos à saúde serão inúmeros. Pessoas com mais de 40 anos, com pele mais clara e que sempre se expuseram abusivamente aos raios ultravioletas podem ter mais predisposição a desenvolver um câncer.

De acordo com o IBCC, o diagnóstico pode ser feito pelo exame clínico e com o auxílio do dermatoscópio (instrumento que analisa os mínimos detalhes das lesões de pele). Mas é importante reforçar também que as pessoas podem realizar o autoexame, caso notem alguma alteração no corpo. “Algumas pessoas podem apresentar sintomas como feridas que não cicatrizam, coceiras, nódulos e pintas de cor avermelhadas. Na percepção desses sintomas, deve-se procurar um médico especialista”, ressalta o Dr. Aldo.

Em apoio a prevenção ao câncer de pele, o IBCC juntamente com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizaram o Dia C de Combate ao Câncer de Pele. Esse evento abriu a programação da campanha “Dezembro Laranja” e tem como objetivo realizar atendimentos gratuitos para análise e diagnóstico do câncer de pele. No IBCC foram atendidas no dia cerca de 300 pessoas, das quais 48 pessoas tiveram diagnóstico positivo e encaminhadas para tratamento.

Principais cuidados:

– Evitar o sol entre 10h e 16h;

– Proteger-se com camisa, chapéu, óculos escuros, guarda-sol e filtro solar;

– O filtro solar deve ser aplicado de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol e ser utilizado diariamente (replicar toda vez que molhar o corpo);

– Realizar consultas periódicas ao dermatologista;

– Fazer regularmente o autoexame da pele (saiba mais: www.ibcc.org.br/autoexame/pele.asp).


Fonte: Revista Hospitais Brasil