Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO É RECONHECIDA POR EXCELÊNCIA NO USO DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO
18/10/2016

A Beneficência Portuguesa de São Paulo acaba de conquistar uma importante chancela de excelência no processo de utilização do prontuário eletrônico do paciente, tornando-se um dos poucos hospitais brasileiros a obter tal reconhecimento.

Após avaliação feita pela Healthcare Information and Management System Society (HIMSS), maior associação de informática em saúde do mundo, os hospitais São José e Santo Antônio, unidades hospitalares da Beneficência Portuguesa de São Paulo, foram reconhecidos com o nível 6 doEletronic Medical Record Adoption Model (EMRAM), modelo de adoção de prontuário eletrônico.

Esse modelo preconiza a adoção progressiva de algumas tecnologias que suportam o processo assistencial, definindo 8 estágios evolutivos, do 0 ao 7, e com requisitos específicos que os hospitais devem atender para conquistar a classificação de cada estágio. Basicamente, um hospital estágio 0 não possui nenhum tipo de sistema ou tecnologia que dê apoio à assistência ao paciente, enquanto uma instituição estágio 7 é um hospital totalmente digital, com intenso e amplo uso de tecnologias que dão suporte à assistência clínica e ao cuidado do paciente.

Desde 2014, os hospitais brasileiros têm empregado grandes esforços para serem reconhecidos entre os hospitais digitais de elite no mundo. Nesse contexto, os hospitais São José e Santo Antônio se juntam agora ao grupo de outros 8 hospitais brasileiros que já são reconhecidos com o nível 6. Nos EUA, apenas 29,1% dos hospitais são avaliados com esse nível.

“A adoção do prontuário eletrônico oferece maior segurança na tomada de decisões médicas e mais qualidade para o paciente no atendimento prestado. Somos um polo de saúde em constante evolução e priorizamos o paciente em todas as nossas tomadas de decisão. Portanto, investir na implantação de um sistema de prontuário eletrônico foi bastante natural dentro de um cenário de esforço constante para oferecer um atendimento de excelência”, afirma Lilian Quintal Hoffmann, superintendente-executiva de Tecnologia da Informação da Beneficência Portuguesa de São Paulo.


Fonte: Revista Hospitais Brasil