Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

PRIMEIRO PACIENTE TRANSPLANTADO DE PULMÃO DA HISTÓRIA DO HOSPITAL DE BASE DE RIO PRETO RECEBE ALTA HOSPITALAR
07/10/2016

42 dias após ser submetido ao 1º transplante de pulmão da história do Hospital de Base de São José do Rio Preto, Antônio Pelaio Dias, de 53 anos, recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira, 6 de outubro. É a primeira vez que um paciente sobrevive a este procedimento, em toda a região Noroeste do Estado de São Paulo. “Todos em nossa instituição estamos muito orgulhosos e felizes por vermos o vigor com que o Pelaio vai para a casa. O transplante de pulmão definitivamente está incorporado à nossa instituição”, afirmou Dr. Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Funfarme, fundação mantenedora do Hospital de Base.

O transplante de pulmão aconteceu no dia 25 de agosto, nove meses depois da instituição ter sido a primeira do interior do Brasil e a oitava do país a ser credenciada pelo Ministério da Saúde para fazer este procedimento.

O complexo Funfarme é um dos centros de referência do Brasil nesta área, realizando transplantes de rim, fígado, coração, pâncreas, córneas e medula desde a década de 90, totalizando mais de 4.300 procedimentos.

Nestes 40 dias após o primeiro transplante, aumentou de três para cinco o número de pacientes do HB à espera para receber um pulmão.

Por eles torce muito Pelaio, que sofria há oito anos de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), consequência do tabagismo. Ao deixar o hospital, ele resumiu numa breve e simples frase o que representava voltar para Votuporanga com um pulmão saudável: “Respirar é coisa linda!”

O primeiro transplante de pulmão do Hospital de Base de Rio Preto é a vitória de centenas de profissionais envolvidos diretamente na cirurgia e recuperação, como cirurgiões, pneumologistas, nefrologistas, intensivistas, fisioterapeutas e equipe de enfermagem, entre muitos. “A recuperação do Seu Antônio foi dentro do que esperávamos graças a um ótimo trabalho da nossa equipe multiprofissional”, disse o cirurgião torácico Henrique Nitmann, chefe do Serviço de Transplante de Pulmão do HB.

Próximos meses requerem cuidado

A “caminhada ainda é longa, mas a chance de Pelaio evoluir bem é grande”, afirma o médico pneumologista Rafael Musolino. Os cuidados devem ser grandes nos próximos meses, sobretudo em relação ao risco de rejeição do órgão e infecção. Pelo menos, nos próximos três meses o paciente irá retornar ao Hospital de Base semanalmente para ser avaliado pela equipe médica.

Doadora foi de Araçatuba

Pelaio recebeu o pulmão de uma moradora de 58 anos de Araçatuba (SP), cidade a 150 quilômetros de Rio Preto. O órgão foi retirado pelos médicos do HB e transportado de avião para Rio Preto com o apoio de profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do HB.

Serviço de Transplante de Pulmão do HB

Além dos cinco pacientes que aguardam na fila por um órgão, o Serviço de Transplante de Pulmão do HB atende mais 25 pacientes, vindos de toda a região. Na assistência a eles e seus familiares, estão 12 médicos cirurgiões, pneumologistas, infectologistas e intensivistas, além de fisioterapeutas, biomédicos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais e apoio administrativo, num total de 25 profissionais, além do respaldo de todas as outras áreas do hospital.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa HB