Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

DESCOBERTA SOBRE ALZHEIMER ABRE NOVOS HORIZONTES PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
25/08/2016

Atualmente, mais de 36 milhões pessoas são afetadas pela doença da Alzheimer no mundo e estima-se que, até 2030, 66 milhões pessoas serão atingidas pela doença, de acordo com dados da Federação Internacional da Doença de Alzheimer e Demências Relacionadas. Caracterizada como uma patologia neurodegenerativa, a enfermidade acomete principalmente pacientes idosos.  A doença tem como principal diagnóstico a avaliação clínica de um médico, associada ao histórico do paciente e descarte de outras possíveis doenças.

Mas um novo começo para um possível diagnóstico precoce e um tratamento do Alzheimer pode estar a caminho. É o que aponta o projeto ganhador do 20º Prêmio Jovem Talento em Ciências da Vida. Apresentado por Maíra Assunção Bicca, PhD em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, o estudo é considerado um novo entendimento da iniciação e da progressão da doença. “Por meio do meu estudo tive a oportunidade de confirmar a presença de uma proteína conhecida nos meios científicos como receptor TRPA1. Além de observamos a expressão desta proteína em modelos animais, também verificamos que ela está presente no encéfalo de pacientes que já desenvolveram a doença e, pode ser um dos grandes responsáveis pela propagação do problema”, afirma Maíra.

Estudada frequentemente em processos inflamatórios e dolorosos, a presença desta proteína já havia sido apresentada na medula espinhal, mas não na parte cerebral. A descoberta do elemento receptor nessa região do cérebro significou também o seu envolvimento nos processos inflamatórios no encéfalo, que são determinantes para o avanço da doença de Alzheimer e contribuem para morte dos neurônios. “O grande avanço do estudo foi mostrar que esta proteína possui um papel importante tanto no início quanto em fases tardias da doença”, destaca a pesquisadora.

O Prêmio Jovem Talento em Ciências da Vida, patrocinado pela GE Healthcare e produzido pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), tem como objetivo premiar jovens cientistas que estão contribuindo com pesquisas de assuntos de alta relevância para a sociedade.

Para a GE Healthcare, participar da história desse prêmio e apoiar essa ação é uma forma de contribuir para a troca de conhecimentos no ramo científico e proporcionar novas experiências aos participantes. “Essa premiação é uma oportunidade para os jovens multiplicarem suas experiências e melhorarem seus projetos, contribuindo para suas carreiras. Além disso, esse tipo de Prêmio ajuda a fomentar a pesquisa no país e abre portas para converter esse tipo de aprendizado em impactos diretos para a sociedade”, destaca Gyvair Molinari, Diretor da GE Life Sciences.


Fonte: Revista Hospitais Brasil