Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Marília participa do 24º Congresso da Fehosp
13/05/2015

A Santa Casa de Misericórdia de Marília está representada no 24º Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, que começou nesta terça-feira (12) e transcorre até sexta-feira (15), em Campinas. O provedor da instituição mariliense, empresário Milton Tédde, é o atual diretor administrativo-financeiro da entidade realizadora, a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo). Já a superintendente, Kátia Ferraz Santana, é coordenadora científica do evento pelo 4º ano consecutivo.
 
O encontro anual é o maior fórum estadual da saúde filantrópica. A abertura foi realizada no auditório do hotel The Royal Palm Plaza. Participaram da mesa cerimonial o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, a presidente do Conselho de Administração da Federação e coordenadora geral do evento, Zélia Therezinha Lopes Mimessi, a coordenadora científica, Kátia Santana, o presidente do Sindhosfil, Edison Ferreira da Silva, e o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado estadual Itamar Borges. 
 
Também estão em Campinas o vice-provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues; o diretor administrativo financeiro do hospital, Sérgio Stopato Arruda e a encarregada da secretaria, Érica Legutcke. 
 
O tema “Reinventando a Saúde: O espetáculo não pode parar” foi inspirado nos grandes desafios e no “malabarismo” que os gestores das entidades beneficentes precisam fazer para promover a modernização, profissionalização e valorização das equipes nas unidades que administram, apesar do baixo investimento e da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) deficitária.
 
O presidente da Federação e provedor da Santa Casa de Palmital afirma que o objetivo é claro. “Preocupa-nos muito ressaltar nosso compromisso no envolvimento das entidades para que elas estejam unidas, trocando ideias e lutando por um mesmo propósito: o reconhecimento de nosso papel para a política nacional do SUS”, disse Rogatti. 
 
O provedor do hospital mariliense, que após contribuir para a realização do Congresso permanece em Marília, sob licença saúde, afirmou que é uma honra e uma grande responsabilidade fazer parte da Federação. “É com alegria que participamos, conscientes que temos muito a oferecer e também muito para aprender. Nessa troca de experiências, aprendemos com cada instituição e também colocamos sempre o exemplo de Marília”, disse.
 
Kátia Santana ressaltou o protagonismo das instituições filantrópicas para o funcionamento do sistema público de saúde. “O 'desfinanciamento' tem ameaçado nossa missão e sobrevivência sustentável. Mas, como atores talentosos e criativos, nos reinventamos a cada dia e continuamos ocupando nosso espaço na rede de assistência ao SUS com humanização e resolutividade", disse.
 
Além de palestrantes de destaque nas áreas da saúde, gestão e desenvolvimento humano, o Congresso também contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de SP, Poder Legislativo Federal e Poder Legislativo Estadual.
 

*Informações da Santa Casa de Marília