Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Hospital da Criança e Maternidade/Funfarme recebe norte-americanos para intercâmbio técnico-científico
11/05/2016

Médicos e enfermeiros do Hospital da Criança e Maternidade (HCM)/Funfarme, de São José do Rio Preto (SP), estiveram durante toda a semana passada com seus colegas de duas importantes instituições norte-americanas para trocar experiências e ampliar conhecimentos, em mais uma ação da parceria promovida pela FundaçãoChildren’s Heart Link, organização mundial referência em cirurgia cardíaca infantil.

A equipe do Serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do HCM, coordenada pelo cirurgião cardíaco pediátrico Dr. Ulisses Croti, recebeu profissionais da Mayo Clinic, de Rochester, e do Children’s Hospital and Clinic, de Minneapolis, ambas as cidades do Estado americano de Minnesota. Dois médicos anestesistas e intensivistas e duas enfermeiras tiveram várias reuniões, aulas e atividades práticas com os colegas do HCM com o objetivo de aprimorar os protocolos de atendimento do Serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do hospital da Funfarme.

Durante a estada em Rio Preto, os profissionais americanos foram recebidos pelo diretor-executivo da Funfarme – Fundação Facudade Regional de Medicina de Rio Preto, Dr. Horácio José Ramalho. Referência no Brasil no tratamento de recém-nascido, bebês e crianças com problemas cardíacos, o HCM/Funfarme é a única instituição da América Latina parceira deste programa que integra grandes instituições americanas, como Universidades de Harvard e Stanford, com 11 centros médicos do Brasil, Índia, China, Malásia, Vietnã e Ucrânia. O intercâmbio, firmado com a Funfarme em 2009, visa promover o conhecimento científico e aprimorar as técnicas cirúrgicas e os procedimentos pré e pós-cirúrgicos entre os profissionais de todas as instituições envolvidas.

Desde então, médicos, enfermeiros e outros profissionais do complexo hospitalar da Funfarme passam semanas em centros médicos americanos ou recebem os colegas em Rio Preto para o mesmo período. Em diversas oportunidades, brasileiros e americanos realizaram juntos cirurgias cardíacas em crianças e bebês com cardiopatias congênitas, patologia da qual o HCM é referência nacional em seu tratamento.

O conhecimento resultante da parceria é compartilhado com outras instituições de saúde de todo o mundo. Todos os procedimentos realizados pelo Serviço de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica da Funfarme/HCM são catalogados pela Children’s Heart Link e enviados para a universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e ficam à disposição de médicos do mundo inteiro que queiram acessar o prontuário para salvar vidas com o mesmo problema.

A Fundação Children’s Heart Link escolheu a Funfarme/Hospital de Base/Hospital da Criança e Maternidade como parceira no Brasil por ser instituição referência no Brasil em cirurgia cardíaca infantil. Nos últimos 13 anos, a equipe do complexo Funfarme salvou mais de 3.600 crianças, sendo mais de 360 de outros Estados.


Revista Hospitais Brasil