Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

AME ASSIS É SEDE DE COLETIVO DE HUMANIZAÇÃO AMES

Na quarta-feira, dia 18, o Ambulatório Médico de Especialidade de Assis foi sede de uma das edições do Coletivo AMEs, organizado pela Coordenadoria de Humanização da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

Participaram desta edição membros da Comissão de Humanização do AME Ourinhos, a articuladora de Humanização, Marcia Regis Rodrigues, do DRS –IX Marília, o articulador de Humanização Bruno W. Rodrigues do Núcleo Técnico de Humanização -NTH –SES e a apoiadora Cleusa Abreu, também do NTH-SES.

A pauta principal da reunião foi o projeto de Matriciamento, uma solicitação da secretaria de Estado da Saúde aos AMEs, com o objetivo de aproximar os Ambulatórios da rede de atenção básica.

Cleusa Abreu, coordenou o evento e falou da importância das ações de apoio matricial e da aproximação dos Ambulatórios com a rede de atenção básica nos Municípios, com o objetivo de humanizar e melhorar ainda mais a qualidade de atendimento oferecida aos pacientes SUS.

Andreia Camargo Souza, gerente dos AMEs, participou do evento e destacou a importância da comunicação e aproximação entre os atores da rede de atendimento de saúde, seja da atenção básica, Ambulatórios e hospitais e instituição de regulação. “A gestão ambulatorial da Santa Casa de Assis tem foco no resultado, por isso conhecer os números que envolvem os serviços de saúde oferecidos é fundamental. Somente com o autoconhecimento  da gestão é possível promover ações eficientes de humanização. E neste sentido a comunicação e o apoio mútuo entre as unidades de saúde da rede são fundamentais ”.

A Gerente ainda lembrou o trabalho de apoio matricial desenvolvido pelo AME Assis junto a Secretaria Municipal de Saúde de Maracaí e a linha de cuidado desenvolvida pelo AME Ourinhos na especialidade de Endocrinologia, com os Municípios Referenciados.  E também a importância das reuniões de regulação, que ocorrem mensalmente envolvendo gestores e agentes de instituições regionais de saúde, dos AMEs de Assis e de Ourinhos, sendo: representantes das Secretaria Municipais de Saúde dos Municípios Referenciados, Hospital Regional de Assis, Santa Casa de Ourinhos, DRS IX Marilia. Estas reuniões tem como o objetivo alinhar o processo da rede de saúde, desde a atenção primária (Postos de Saúde e Saúde da Familia), secundária (Ambulatórios de Especialidades) e terciária (Hospitais), visando a melhoria do atendimento ao paciente.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME)s são unidades Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. 

Gerenciados pela Santa Casa de Assis, o AME Assis é referência para 12 municípios, sendo: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã. Já o AME Ourinhos, que em 2015 se tornou AME Mais (hospital dia) é referência para 13 municípios, sendo: Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ipaussu, Óleo, Ourinhos, Ribeirão Do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo e Timburi.

Juntos em 2019, os AMEs já realizaram aproximadamente 150 mil atendimentos, sendo cerca de 100 mil exames e 5 mil cirurgias.

Para ver esta e outras notícias sobre os AMEs acesse www.ameassis.org.br / www.ameourinhos.org.br 

Imagem

O evento visa reunir AMEs da região para compartilhar ideias e ações de humanização.