Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

AGILIDADE NO ATENDIMENTO SALVA PACIENTE COM AVC NA SANTA CASA DE JAHU

O que é AVC?

O AVC (Acidente Vascular Cerebral), conhecido popularmente como derrame, é uma das maiores causas de mortes e sequelas neurológicas do mundo. Essa doença pode ser definida como uma dificuldade no fornecimento de sangue a uma determinada área do cérebro que provoca falência súbita dos neurônios nessa região, levando à perda ou diminuição das respectivas funções de força e fala.

É de extrema importância que a população em geral saiba reconhecer os sintomas súbitos (que ocorre de uma hora para outra) da doença, recorrendo a um atendimento imediato nas quatro primeiras horas, após o início dos sintomas, o que pode fazer toda a diferença para a recuperação do paciente. O atendimento rápido a quem acabou de sofrer o derrame pode melhorar sua evolução e diminuir o risco de sequelas.

Santa Casa credencia linha cuidados em AVC

Dada a importância do assunto, a Santa Casa de Jahu está providenciando o credenciamento da linha de cuidados em AVC, que visa prestar um atendimento especial a estes pacientes. O serviço de Urgência e Emergência do hospital está desenvolvendo protocolos para sistematizar o atendimento ao paciente, minimizando o atraso do diagnóstico e da conduta, implicando em uma boa qualidade de assistência prestada desde a chegada do usuário na emergência até sua permanência e alta.

Rapidez no atendimento salva vidas

Na última semana um caso chamou a atenção no hospital. Um paciente que havia acordado bem, por volta das 10h da manhã teve um AVC. Seu colega de trabalho que estava junto, logo reconheceu os sintomas e chamou o SAMU para levá-lo ao Pronto Socorro. Ao chegar no hospital depois de apenas 15 minutos, o médico plantonista, Dr. Carlos Rodolfo Miras Filho, detectou o derrame e encaminhou o paciente à tomografia. Enquanto o exame ficava pronto ele entrou em contato com o Neurologista Clínico, Dr. Jonas Bernardes de Lima Filho, que prontamente analisou a tomografia e constatou que se tratava de um AVC Isquêmico.

Graças a rapidez do amigo do paciente em diagnosticar os sintomas da doença e chamar o SAMU, dos médicos e enfermeiros da Santa Casa de Jahu em diagnosticar o AVC e realizar os exames, e a qualificação do profissional Dr. Jonas, em uma hora o paciente recebeu a medicação rTPA (indicada para casos de AVC Isquêmico), e após 20 minutos já estava movimentando seus membros e falando novamente. Sua evolução clínica está ótima e poderá receber alta da UTI ainda essa semana.

Diante do caso, podemos perceber a importância de ter uma agilidade no atendimento com profissionais altamente qualificados. Por isso, é importante que a população conheça os sintomas da doença e entre em contato com o SAMU ao presenciar situações semelhantes.

Sintomas

- Perda de força de um lado do corpo, e/ou braço, e/ou perna

- Dificuldades para falar

- Falta de coordenação

Vale lembrar que os sintomas são súbitos e ocorrem de uma hora para outra, mesmo que o paciente tenha levantado disposto pela manhã.

Tipos de AVC

a) Isquêmico – o tipo mais frequente, ocorrendo em 85% dos casos, ocorre devido a falta de circulação numa área do cérebro provocada por obstrução de uma ou mais artérias por placas de colesterol (aterosclerose), trombose ou embolia. Ocorre, em geral, em pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas vasculares e fumantes.

b) Hemorrágico – sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo, levando à formação de um hematoma que acaba lesando as áreas vizinhas. Podendo ocorrer em pessoas mais jovens, esse tipo de AVC está ligado a hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue e traumatismos.

Prevenção da doença

- Má alimentação (excesso de açúcar e frituras)

- Alcoolismo

- Tabagismo

- Sedentarismo (importante praticar exercícios físicos)

- Hipertenção e Diabetes (devem estar controladas)

Assessora de Comunicação - Santa Casa de Jahu