Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

FUNFARME REGISTRA AUMENTO EM NÚMERO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS EM CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE DESTE ANO

A campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele, realizada todo novembro e da qual a Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (Funfarme) participa, atende, este ano, 441 pessoas que transitavam pela Praça Dom José Marcondes, centro do município, no dia 26 de novembro. O número de atendimento foi 7% maior que no passado, no qual foram examinadas 411 transeuntes.

A ação aconteceu das 9h às 15h e participaram cerca de 30 estudantes da Liga de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), médicos residentes do Serviço de Dermatologia do Hospital de Base (HB) e professores da instituição.

 A exposição excessiva ao sol é o principal fator desencadeante da doença. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele responde por 25% dos diagnósticos de câncer no Brasil. “O tipo mais comum é o não melanoma. Apesar da alta incidência, possui baixa letalidade e pode ser curado sem grandes dificuldades se detectado precocemente. Por isso a importância em orientar toda a população em relação aos cuidados com a saúde e proteção da pele. Se houver qualquer sinal, pinta ou mancha suspeita, é preciso procurar imediatamente um dermatologista", afirma Dr. João Roberto, chefe do Serviço de dermatologia da Fundação e coordenador da campanha em Rio Preto.

Para Silvia Helena da Costa, vendedora, e moradora da vila Elmas, a ação foi de grande ajuda. “A campanha beneficia muitas pessoas ao oferecer atendimento para qual elas tem dificuldade de ter acesso hoje em dia. Tenho uma mancha no rosto que me preocupava muito e como não tenho convênio, não procurava ajuda médica, pois iria demorar muito para conseguir consulta. Quando soube do evento, vim rápido para ser examinada. Foi ótimo”, disse Silvia aliviada, pois os médicos não diagnosticaram problema algum na mancha.

Ainda segundo o coordenador regional da campanha, a falta de cuidado, a alta incidência de raios solares e a predominância da raça branca na região, com descendentes de imigrantes europeus, contribuem para os altos números de câncer de pele.

 

Campanha Nacional

 

No Brasil foram 127 postos de saúde de 25 estados que ofereceram atendimento gratuito, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. A campanha tem sido realizada anualmente em Rio Preto desde 1999, quando foi implementada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e a cidade se destaca por diagnosticar mais casos de câncer de pele do que a média nacional. Em 2015, das mais de 20 mil pessoas atendidas no Brasil, 13,28% (2.651) apresentaram lesões de câncer na pele. Em Rio Preto, das 411 pessoas examinadas, 17,03% (70) atinham lesões e foram encaminhadas para tratamento.

A ação antecipa o #Dezembro Laranja, mês de combate ao câncer da pele, e visa disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução dos casos da doença.

Desde a sua criação, a campanha da SBD já atingiu 538.687 pessoas.

No dia 5 de dezembro de 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA FUNFARME