Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

PROGRAMA DIAGNÓSTICO PRECOCE SALVA VIDAS CAPACITA 137 PROFISSIONAIS DA REDE BÁSICA DE SAÚDE

Iniciado em agosto deste ano e desenvolvido em sete datas, o Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas da Santa Casa de Misericórdia de Marília capacitou 137 profissionais da rede básica de saúde de níveis médio e superior. O curso foi ministrado pelos médicos Renata Trinca, Fábio Nunes e Bruna Carvalho.

Trata-se de iniciativa desenvolvida a partir da renda da campanha de combate ao câncer infantojuvenil McDia Feliz, em parceria com o Instituto Ronald McDonald.

“A importância da capacitação é mostrar aos profissionais da rede básica de saúde que o câncer infantojuvenil não tem como prevenir, mas se identificada a doença o quanto antes as chances de cura são bem maiores. Com esta ação também é possível melhorar a qualidade de vida do paciente”, ressaltou a médica oncologista pediátrica da Santa Casa de Marília, Renata Trinca.

Conforme a médica, a capacitação é uma forma de aumentar o conhecimento das equipes de saúde para que eles possam fazer o encaminhamento de casos quando do aparecendo de sinais. “Eles devem ficar atentos quanto as sintomas e orientar as famílias a levarem crianças e adolescentes o mais rápido possível para um diagnóstico e posterior tratamento médico”.

O Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília tem tradição de mais de 20 anos no tratamento do câncer, não somente infanto-juvenil, mas também adulto. A unidade realiza pelo SUS (Sistema Único de Saúde), para Marília região, por ano, mais de 1.000 internações oncológicas, 14.000 consultas oncológicas e 8.000 sessões de quimioterapia, com crescimento nos últimos anos em 250%, 89% e 50% respectivamente.

Há 22 anos a Santa Casa de Marília mantém parceria com o Instituto Ronald McDonald na realização do McDia Feliz, em que toda a renda com a venda do sanduíche Big Mac e de camisetas da campanha é revertida à Oncologia Pediátrica da unidade hospitalar filantrópica mariliense. Em 2021, além do Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas, os recursos também estão sendo utilizados na manutenção da equipe multiprofissional, que conta com enfermeiras, psicóloga, nutricionista e assistente social.

 

Imagem

Iniciativa foi desenvolvida a partir da renda da campanha de combate ao câncer infantojuvenil McDia Feliz