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Curso Prevenção e Gestão de Crise de Imagem - Módulo I

Curso: Prevenção e Gestão de Crise de Imagem -  Módulo I
Período: 23 de fevereiro de 2016
Horário: 08h00 às 17h00
Carga horária: 08 horas aula
Instrutor:

Carolina Fagnani

Diretora Executiva da Predicado Comunicação

Direção e gestão em comunicação empresarial / Editor de publicações institucionais/setorizadas.
Atua na área de comunicação corporativa há 13 anos.
Coordenação de equipe que desenvolve a assessoria de imprensa, publicações das entidades e empresas, desenvolvimento de projetos, web-sites, cobertura de eventos e estratégias de comunicação e gerenciamento de imagem e risco.
Atende às empresas e organizações como: Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de SP, Associação Brasileira de Psiquiatria, Associação brasileira do Estudo do Álcool e Outras Drogas, Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios de SP, Bionexo Brasil, Departamento de Psiquiatria da Unifesp, Graiche, Mazurky, Associação Jovens Dentistas, Grupo São Camilo Saúde, Support, dentre outras.

Local: Santa Casa de Marília
Endereço:

Avenida Vicente Ferreira, nº 828- Cascata

Incluso: Material - Coffee Break - Certificado
Conteúdo Programático:

Atribuições do gerenciamento de crises que devem ser abordadas no curso:

• Planejamento estratégico e operacional da comunicação com os públicos (mídia, colaboradores, familiares, entidades, autoridades etc);
• Integração com as áreas responsáveis da instituição para sintonizar discurso e atitudes;
• Redação de comunicados, press-releases, conteúdo para mídia social, ofícios, cartas etc. para envio aos públicos envolvidos;
• Atendimento a jornalistas, divulgação de informações estratégicas, divulgação de comunicados e gestão de entrevistas;
• Acompanhamento das entrevistas do cliente (presenciais, por telefone e online);
• Simulação de entrevistas;
• Preparação de Q&A (perguntas e respostas) relacionadas à crise;
• Media training, incluindo informações teóricas e sessões práticas;
• Organização de entrevistas individuais e coletivas;
• Criação e manutenção de Sala de Imprensa online;
• Coordenação de comitê de crise;
• Treinamentos e simulações de crise;
• Mapeamento de temas sensíveis;
• Elaboração de manual de crise;
• Ações junto a stakeholders internos e externos;
• Criação e operação de war room ou sala de gerenciamento de crise;
• Mapeamento de públicos;
• Relacionamento com a imprensa;
• Desenvolvimento de estratégias associadas ao RH e Jurídico;
• Monitoramento das matérias publicadas e análise dos resultados;
• Relatórios gerenciais de cada crise com avaliações;

Objetivo:

O termo Crise de Imagem pode ser entendida como a ruptura das condições de relacionamento efetivo ou simbólico entre uma organização e seus públicos; podem ter diferentes origens (acidentes, expressões publicadas em mídias analógicas ou digitais, catástrofes etc) e apresentam o potencial de levar pessoas e organizações a significativas perdas, de diferentes tipos – desde questões simbólicas até materiais. A crise de imagem pode levar a empresa e/ou instituição a lucro cessante, perda de clientes e de fornecedores, de acionistas, de licenças para funcionamento etc. 
A gestão de crises de imagem pode ser necessária em qualquer ramo de negócios, mas em alguns se destaca de forma mais significativa por conta do potencial de envolvimento em situações de risco, um dos grandes exemplos é o hospital.
O trabalho voltado para a crise pode:
1 - restringir-se à sua repercussão na imprensa (neste caso o maior foco é emissão de mensagens-chave, treinamento de porta vozes, acompanhamento de entrevistas);
2 - incluir atividades mais abrangentes, voltadas para estruturas processos internos na organização e a comunicação com outros stakeholders, além da imprensa (aqui o foco amplia-se para o controle das ações da organização envolvida através de comitês de crise e treinamentos e simulações de crise, inventário de riscos e preparação de manuais de crise indicando passo a passo para essas situações).

Público Alvo: Assessores de comunicação, relações públicas, profissional de marketing, superintendentes e advogados.
Informações adicionais: 40 vagas!

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