Santas Casas terão acesso à linha de crédito com juros mais baixos e prazos ampliados
06/02/2026
Fehosp celebra medida, com juros 30% mais baixos e prazos de pagamento de até 180 meses
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinaram nesta sexta-feira (6/2), durante visita às Obras Sociais Irmã Dulce, na Bahia, medidas que vão facilitar o acesso das Santas Casas a financiamentos para investimentos em infraestrutura, ampliação de serviços e compra de equipamentos.
Com a nova linha de crédito, as instituições poderão financiar projetos com taxas de juros 30% mais baixas e prazos estendidos de pagamento de 120 para 180 meses, permitindo maior planejamento financeiro e investimentos de longo prazo. O anúncio contou com a presença do presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Mirocles Véras, representando as 1.820 instituições filantrópicas do país.
“Essa é uma luta de décadas das Santas Casas. É uma linha de financiamento que passa a utilizar os recursos do Fundo de FGTS, reduzindo em 30% a taxa de juros que as Santas Casas têm que pagar quando pegam financiamento”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
O diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti, celebrou a medida e destacou a importância para a sustentabilidade das instituições. “Essa conquista representa um marco para as Santas Casas, permitindo que avancem em obras, equipamentos e serviços de saúde com condições financeiras mais favoráveis. Agradecemos imensamente ao governo federal, especialmente ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que foi nosso porta-voz nesse pleito e sempre se mostrou atento e disposto a ouvir as demandas das Santas Casas e hospitais filantrópicos, inclusive, ele conhece muito bem os desafios do segmento, já que, em sua carreira médica, atuou em uma Santa Casa, em Pindamonhangaba”, salientou. “É um passo fundamental para fortalecer o atendimento à população, prestados por essas instituições, que são a base do SUS, e garantir a continuidade de serviços essenciais em todo o país”, concluiu.
Legenda da foto: Anúncio foi feito durante visita às Obras Sociais Irmã Dulce, na Bahia
Crédito: Reprodução/Youtube CanalGov
Sobre a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo)
Há 66 anos, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) trabalha intensamente pela melhoria, profissionalização e modernização da rede hospitalar paulista, buscando excelência no atendimento à saúde da população.
A Federação promove para as entidades beneficentes uma constante busca por recursos, atualização junto aos temas mais pertinentes relacionados à saúde e atuação intensa junto aos governos estadual e federal, agindo sempre em defesa dos interesses da classe hospitalar, sendo a voz das entidades filantrópicas junto aos vários segmentos da sociedade.
Assessoria de Imprensa – Predicado Comunicação
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 97529-0140 (WhatsApp)
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 99144-5585 (WhatsApp)
Victor Oliveira – victor@predicado.com.br (11) 94470-6660 (WhatsApp)
Raquel Pantaleão – raquel@predicado.com.br (11) 91112-6611 (WhatsApp)