23º AUDHOSP e 9º AUDHASS: Especialistas se reúnem para discutir avanços, desafios e inovações na gestão e auditoria no SUS e na saúde suplementar
18/09/2025
O primeiro dia do 23º AUDHOSP e do 9º AUDHASS marcou oficialmente o início das atividades em Águas de Lindóia (SP), nesta quarta-feira (17). O evento, realizado pela Fehosp, trouxe discussões estratégicas sobre qualificação da assistência e gestão da informação em saúde, reunindo especialistas renomados para debater temas centrais ao setor hospitalar brasileiro.
Durante o período matinal do 23º AUDHOSP, a primeira mesa de debates intitulada "CNES O óbvio precisa ser dito" contou com apresentações técnicas de alto nível do Ministério da Saúde. Luanna Costa, analista de Atenção Especializada à Saúde, abordou a qualificação estratégica do CNES em conformidade com o Programa Agora Tem Especialistas, enquanto Ana Paula Amaral, também analista do Ministério da Saúde, apresentou o Plano de Ação Regional do estado de São Paulo. Complementando as discussões, Daiane Araújo, coordenadora-geral de Gestão de Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, focou nas questões de financiamento e faturamento no âmbito do programa.
Paralelamente, o 9º AUDHASS iniciou suas atividades com a Mesa 1, denominada "Cenários e Desafios", que reuniu especialistas do setor de saúde suplementar para analisar perspectivas e estratégias do mercado. A mesa contou com a participação de Luciane Infanti, sócia fundadora da Eloss Consultoria, e Paulo Rebello Filho, diretor institucional da AJA Seg, que apresentaram análises sobre os cenários atuais do setor. As discussões prosseguiram com reflexões sobre compartilhamento de risco, apresentadas por Mariane Tripolone, gerente comercial do Hospital A.C. Camargo, e Natacha Kulajew, gerente geral da Santa Casa de São Bernardo do Campo, destacando iniciativas que buscam equilibrar sustentabilidade financeira e qualidade assistencial.
O período vespertino do 23º AUDHOSP foi dedicado à segunda mesa, "Registro e Controle da Produção Assistencial", abordando aspectos técnicos fundamentais para a gestão hospitalar. Entre os palestrantes estiveram Geovanna Dias, técnica do Núcleo de Informações de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, apresentando instrumentos de registro da produção em OCI; novamente Daiane Araújo, detalhando a operacionalização do registro de cirurgias eletivas; Débora Soares, diretora executiva da ABEA Brasil, discutindo desafios para registro e controle de OPME; e Andrea G. Weingrill, diretora do grupo normativo de auditoria e controle de saúde do estado de São Paulo, apresentando estudo de caso sobre monitoramento de bolsas de colostomia.
No 9º AUDHASS, a Mesa 2 da tarde, intitulada "Estratégias para Crescimento", trouxe contribuições significativas com Selma Santos, gerente executiva nacional do Ciclo da Receita do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, abordando diretrizes de expansão, e Kelly M. Souza, CEO e fundadora da Souhead, tratando da relação entre inteligência artificial e auditoria em enfermagem. Encerrando o dia, Caio Fonseca e Luciene Santos, coordenadora do Ciclo da Receita do ICHC-FMUSP, discutiram o cenário atual e as pautas do Conselho Federal de Medicina para a auditoria médica. E ao final do dia tivemos as salas de atendimentos com Vanderlei Moya - Faturamento AIH, Luis Preto -Faturamento SIA, Luanna Costa – CNES, Silvia Jaldin - Saúde Suplementar.
O evento prossegue nos próximos dias com debates aprofundados conduzidos por especialistas renomados do setor.
