23º AUDHOSP e 9º AUDHASS tem início com oficinas técnicas e cerimônia de abertura que valorizam capacitação e gestão hospitalar
17/09/2025
Na tarde desta terça-feira (16), Águas de Lindóia (SP) recebeu os participantes do 23º AUDHOSP e 9º AUDHASS com clima agradável e uma programação intensa.
As oficinas 1 e 2 trouxeram especialistas para abordar temas essenciais da saúde hospitalar. Na Oficina 1 "Agora tem Especialistas", Geovanna Dias, técnica do Núcleo de Informações de Atenção à Saúde (NIAS/CGSI/DRAC/SAES/MS), tratou da operacionalização do registro da produção de cirurgias eletivas e OCI, enquanto Luanna Costa, analista de Atenção Especializada à Saúde/MS, discutiu o CNES. Já a Oficina 2, dedicada ao "Faturamento especializado SUS e Saúde Suplementar", contou com Yara Silva, coordenadora de Faturamento na Fundação Faculdade de Medicina ICESP, e Fabio Costa, analista de Faturamento no ICESP, na área de Oncologia, além de Agnaldo Piscopo, professor e preceptor na Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, e André Ricardo, especialista em Faturamento Hospitalar SUS, apresentando Hemodinâmica e manejo do IAM.
Simultaneamente, as oficinas 3 e 4 complementaram a programação técnica com conteúdos de alta relevância. A Oficina 3 "IA na prática" foi conduzida por Pedro Saraiva, CPTO e cofundador da Healthtech Kangoo Saúde, que abordou as aplicações práticas da inteligência artificial no setor de saúde. Na Oficina 4, o tema "Regionalização no Estado de São Paulo e Tabela SUS Paulista" foi apresentado por Alberto Tomasi, assessor técnico do Gabinete IV da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES/SP), que conduziu o debate sobre regionalização, enquanto Ana Paula Amaral, diretora técnica de Saúde/CP da SES/SP, apresentou a implantação do Programa Agora tem Especialista no estado.
A cerimônia contou com a presença de autoridades: Valmir Franco, presidente da Câmara de Vereadores de Águas de Lindóia, e Eduardo Rezende Zucato, secretário de Saúde do município também participaram membros da coordenação científica e geral do evento: Vanderlei Soares Moya, Rogério Medeiros, Ângela Nascimento.
O diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, destacou durante a abertura o caráter especial do congresso como um evento dedicado ao aprendizado, capacitação e educação continuada. Ele enfatizou a importância da auditoria e do faturamento para a sustentabilidade financeira das instituições, ressaltando que o evento valoriza os profissionais que conferem, analisam e organizam com responsabilidade os caminhos da saúde hospitalar. O tema da edição, "Porque sim, não é resposta! Faturamento, controle e auditoria são essenciais para solucionar conflitos com base em evidências", traduz a relevância técnica e rigorosa do trabalho dos auditores, faturistas e gestores na garantia da qualidade assistencial.
Confira as coberturas completas do evento nas redes sociais. Basta pesquisar por @fehosp e conferir as postagens do dia.
Créditos: Eder Mosna