Meia Maratona do Hospital Amaral Carvalho teve mais de 900 inscritos e se tornou uma das maiores provas do Oeste Paulista
16/09/2025
A 1ª. Meia Maratona do Hospital Amaral Carvalho, disputada no último domingo, reuniu 915 corredores de várias cidades da região, do estado de São Paulo e também de outros estados do país. A prova, segundo dados oficiais do município, foi a maior realizada na cidade e já na primeira edição, tornou-se uma das maiores de todo o Oeste Paulista. A renda da prova foi destinada para a manutenção das três casas de apoio mantidas pelo hospital, que abrigam pacientes de todo o país que estão em tratamento no HAC.
Com um percurso inovador, a Meia Maratona teve como ponto de destaque a passagem por dentro de um condomínio da cidade, que fica ao lado de uma das maiores áreas de preservação da região, a Mata do Botelho, da mesma família proprietária do condomínio. A área verde serviu de estímulo aos corredores para superar o maior trecho de subida de todo o percurso.
A prova reuniu atletas profissionais e amadores, mas um dos destaques dentre os quase 1.000 competidores foi o bauruense Andrew Taicir. Nutricionista esportivo e amante das provas de rua, Andrew emocionou o público que compareceu próximo ao pórtico de chegada, finalizando o percurso dos 10 quilômetros com a filha no colo.
“Quando eu comecei a correr, pouco antes da pandemia da Covid-19, eu vi um pai correndo com uma criança e falei: um dia que eu tiver um filho, também vou fazer isso. E deu tudo certo. A prova de hoje foi a vigésima sexta que eu corri com a Lívia. É algo que eu gosto muito de fazer porque me anima muito. E ver o pessoal ali me ver chegando com ela, isso me motiva muito. Acho que essa fase já está no final, ela está crescendo rápido e daqui a pouco, não vai dar mais pra carregá-la num percurso mais longo. Mas tudo que já fiz com ela valeu muito”, disse Andrew, emocionado.
A prova dos 21km, na categoria masculina, foi vencida pelo atleta André Luiz Silva Antonio, de São Bernardo do Campo. Ele perdeu a mãe vítima de um câncer recentemente e disse que fez questão de vir disputar a Meia Maratona do Hospital Amaral Carvalho pela causa. “Muito satisfeito com essa vitória e também motivado para retornar no próximo ano, pois a causa da corrida foi o que me trouxe aqui. Perdi minha mãe para o câncer recentemente e vim aqui só pensando em vencer e dar esse título de presente para ela. Sei que não está mais aqui, mas, com certeza, ela deve estar muito feliz”, disse emocionado.
André comentou que o percurso da prova da meia maratona foi bastante desafiador. “O trecho mais complicado foi o de subida no meio da passagem pelo condomínio. Na primera subida, até que consegui impor um ritmo bom e quase não tive dificuldade. Mas na segunda volta, a perna já pesava bastante. Foi quando eu tentei esquecer as dores e fui em frente. Valeu muito a pena”, completou André Silva Antonio.
Além da prova dos 21 quilômetros, a primeira Meia Maratona do Hospital Amaral Carvalho teve ainda as categorias de 10 km e 3km, esta última que foi disputada em corrida e caminhada, tanto masculina e feminina. A organização da prova, a cargo da empresa Noblu Sports, de Campinas, foi bastante elogiada pelos competidores. “Estava muito bem sinalizada, teve muitos pontos de hidratação, o que nos ajudou muito porque o tempo estava muito seco. Tudo muito bem organizado, o Hospital Amaral Carvalho e a Noblu Sport estão de parabéns. Já estou agendando minha volta para o ano que vem”, comentou Letícia Silva, que participou da prova na categoria 10km.
VENCEDORES
Prova 21k Geral Masculino
1º. André Luiz Silva Antonio (Equipe Mult Fisio – Jaú/SP)
2º. Altair da Silva Dreger (Equipe Mult Fisio – Jaú/SP)
3º. Caio Giovane Lopes (Natan Sports – Barra Bonita/SP)
4º. José Amâncio Alves Patrício (AB Assessoria Esportiva – Campos dos Goytacazes/RJ)
5º. Richard Fernando Rodrigues (ACA – Arealva/SP)
Prova 21k Geral Feminino
1ª. Edna Maria de Almeida (Equipe Mult Fisio – Jaú/SP)
2ª. Marluce Nunes Santos Sodré (Leo Moscardo Assessoria Esportiva – Jaú/SP)
3ª. Érica Cristina Mariano (WCF Performance – Piracicaba/SP)
4ª. Natália Biem Massucato Pontalti (G Treinamento – Belo Horizonte/MG)
5ª. Cícera Salles (Studio Pedro Barban – Campinas/SP)
Prova 10k Geral Masculino
1º. Lucca Novelli Borelli (Equipe Paulinha Milanez – Brotas/SP)
2º. Roberto do Nascimento (Equipe Mult Fisio – Jaú/SP)
3º. Eduardo César de Oliveira (Equipe Mult Fisio – Jaú/SP)
4º. Robson Vinícius de Oliveira (Team R2 – Itápolis/SP)
5º. Altair dos Santos Barbosa (Equipe Mult Fisio – Jaú/SP)
Prova 10k Geral Feminino
1ª. Francisca Diolinda da Silva Souza (Equipe Dr. Jean Roque – Dois Córregos/SP)
2ª. Fernanda Cristina Andrade (Triaction Assessoria Esportiva – Nova Odessa/SP)
3ª. Paula Milanez Mariano (Equipe Paulinha Milanez – Brotas/SP)
4ª. Letícia Ribeiro Padoveze (Equipe Fran Gomes – Jaú/SP)
5ª. Larissa Gromboni (Leo Moscardo Assessoria Esportiva – Jaú/SP)