Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Projeto Superação promove ações para adotar quarto SUS na Santa Casa de Piracicaba
14/07/2015

Quarto reformado pela Campanha Adote Um Quarto do SUS e Faça a Diferença

A campanha Adote Um Quarto SUS e Faça a Diferença, lançada há três anos pela Santa Casa de Piracicaba para reformar os 72 quartos que o Hospital disponibiliza para internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ganhou mais um forte aliado: o Projeto Superação que, por iniciativa do vereador André Bandeira, promoverá uma série de ações para arrecadar os R$35 mil necessários à adoção de um quarto.

A primeira dessas ações será a Feijoada Solidária, marcada para o próximo dia 19 de julho, na Chácara São Miguel, que fica no km 162,2 da Rodovia Piracicaba-Anhembi, próximo à capela do bairro Água Bonita. O ingresso custa R$45,00 e pode ser adquirido pelos telefones 9.9779-1582 e 9.9737-0079, com direito à bebida e sobremesa. A feijoada será servida no local, no período das 12 às 17 horas, e terá como atrações musicais o grupo de pagode Intuisamba a dupla sertaneja Leo e Dan.

A coordenadora do Superação, Dulci Bandeira, revela que o programa foi instituído há seis anos com a proposta de reunir pessoas dispostas a trabalhar temas relacionados à acessibilidade, inclusão e respeito através de diversas ações. Como exemplo, ela cita o amplo trabalho desenvolvido junto à Câmara de Vereadores e à Prefeitura Municipal para aprovação de Lei Municipal que obriga a adequação de calçadas e fachadas de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), de acessibilidade, de maneira a facilitar a locomoção de pessoas com algum tipo de deficiência.

Outro exemplo tem sido e arrecadação de lacres de latas de cerveja e refrigerantes, trocados por cadeiras de rodas doadas a entidades assistenciais da cidade. “Em três anos de campanha, conseguimos 53 cadeiras”, disse, mostrando-se otimista com a possibilidade de adotar um quarto SUS na Santa Casa. “Trata-se de uma causa nobre que conta com todo nosso apoio”, disse.

O provedor da Santa Casa, Adilson Zampieri, enalteceu a iniciativa, lembrando que cerca de 1.000 pessoas passam todos os meses pelos 72 quartos que compõem as Unidades de Internação SUS na Santa Casa. “A adoção dos quartos SUS tem revelado o comprometimento que empresas, entidades e pessoas físicas têm com a cidade e, sobretudo, com a população mais carente, que depende do SUS para ter acesso à assistência médico-hospitalar necessária à manutenção de sua qualidade de vida”, considerou o provedor ao apontar o compromisso social que, até o momento, resultou na adoção de 36 quartos.

Segundo Zampieri, ao adotar um quarto SUS, é possível investir em sua completa reestruturação, processo que envolve a troca de todos os móveis, remodelação de piso, pintura, tubulação de gases medicinais e adequação do banheiro. Destaque para as TVs LCD e para as camas, que deixam de ser acionadas manualmente para ganhar controle elétrico que amplia a autonomia do paciente e facilita o trabalho da equipe multidisciplinar.