Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Para reformar a Santa Casa de José Bonifácio vale tudo: de rifa a contato com as grandes empresas
05/08/2015

A auxiliar administrativa da Santa Casa de Misericórdia José Bonifácio, Franceline Guimarães Calça, tem novos desafios: captar recursos com a colaboração da comunidade e colocar em prática várias ações. Neste novo momento, a ideia é juntar forças, diversificar as mobilizações e levantar recursos para a reforma da ala do SUS.

 
IDIS: Vocês já participaram das Oficinas e do coaching. O que acharam? 
 
SCMJB: Sim, a oficina abriu um leque para que não ficássemos presos apenas aos recursos que já recebíamos, e sim mobilizar, buscar e aproveitar todas as oportunidades, por menores que sejam.
 
IDIS: Como vocês avaliam a captação de recursos do hospital antes e depois do curso? 
 
SCMJB: Até então, não tínhamos noção do que era captar, buscávamos recursos como se estivéssemos pedindo “esmola” e depois do curso mudamos esse pensamento, tudo que foi aprendido é de grande serventia. Em geral foi muito o aprendido, a base que tivemos é ter um plano, analisar esse plano, juntar forças e estudar as fraquezas, além de aproveitar todas as oportunidades e evitar qualquer ameaça que possa surgir. Diversificar as maneiras de mobilização sempre que necessário. 
 
IDIS: O que aprenderam e vão colocar em prática?
 
SCMJB: Aprendemos que para captar é preciso agir, para ganhar é preciso pedir, sabemos o tamanho da nossa capacidade para reverter devidas situações e também o poder de justificação.
 
IDIS: Quais os projetos? Em que fase estão?
 
SCMJB: AÇÃO ENTRE AMIGOS: rifa de um computador com monitor LCD, vendido o número a R$10,00; BARRACA DA SANTA CASA: festa do aniversário da cidade, na qual vendemos cachorro-quente e quentão; DESAFIO DO BEM; PROJETO ALA SUS.
 
IDIS: O que é o projeto Ala SUS?
 
SCMJB: Ganhamos o serviço de arquitetura, que visitou a nossa instituição, fazendo rodada de opiniões com os funcionários, pacientes e acompanhantes. Depois sentamos com o grupo de captação e discutimos as mudanças necessárias.
Cada quarto da Ala fica em aproximadamente 30 mil reais, contendo ar condicionado, TV e frigobar.
Conseguimos contatos com empresas grandes como a do Café Jaguari e Frigorífico Minerva, dentre demais empresas da nossa cidade. Agora, com o projeto já pronto, estamos marcando as reuniões para que seja apresentado aos proprietários das empresas.
 
IDIS: Qual a média de atendimento mensal? É o principal da região?
 
SCMJB: Atendemos em média em internações 1542 pessoas e em atendimento ambulatorial 30820 pacientes. Sim, atendemos hoje 11 municípios vizinhos.