Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Hospital Amaral Carvalho inaugura Centro Cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva
12/06/2015

Representantes do HAC falaram sobre a inauguração da nova ala

Evento será no dia 13 de junho; Novos setores irão ampliar a capacidade de realização de cirurgias e atendimentos internos de urgências e emergências oncológicas

    
Entre as atividades de comemoração do centenário do Hospital Amaral Carvalho (HAC), a instituição realiza no dia 13 de junho a inauguração de uma importante área que inclui o Centro Cirúrgico, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e setores de apoio. Após 14 anos, as obras foram concluídas com verba dos governos federal e estadual e irá proporcionar melhorias no atendimento aos pacientes.
 
O projeto teve início em 2001 com recursos financeiros do Ministério da Saúde. De acordo com o diretor Superintendente, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro, os convênios determinaram a execução de partes individualizadas da obra.

“Todos os planos de trabalho aprovados foram definidos de acordo o capital liberado, delimitando começo, meio e fim”, explica.
   
LDO

Em virtude de artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que impedia a utilização de recursos federais, na categoria ‘despesa/investimento’ para a utilização em novas obras ou que tiveram início depois do ano 2000, a partir de 2004 o Hospital Amaral Carvalho não teve mais convênios firmados com o Ministério da Saúde para essa finalidade. “Por isso, as obras ficaram paralisadas entre 2006 e 2012”, lembra o Superintendente.
 
Para concluir o projeto, a instituição contou com apoio do governo estadual, que liberou R$ 11 milhões, nos últimos dois anos.
 
Estrutura

O prédio de dois andares tem área construída de 6064 m²: no térreo fica a recepção geral; no 1º piso, a Central de Material e Esterilização e a UTI; e o Centro Cirúrgico no 2º piso.
 
Aproximadamente 1.200 procedimentos foram realizados por mês no antigo centro cirúrgico, entre cirurgias oncológicas de alta complexidade, cirurgias bariátricas e outras de menor complexidade. A capacidade será aumentada na nova unidade que conta com 12 salas cirúrgicas e 20 leitos de recuperação.
 
A média da antiga UTI é de 120 pacientes atendidos por mês, com 10 leitos.  A capacidade será duplicada, com 20 leitos para atendimentos internos de urgência e emergência, hemodiálise e realização de transplantes de medula óssea – procedimento no qual o HAC é referência nacional.
 
O espaço onde funcionavam o Centro Cirúrgico e a UTI deverá abrigar o Hospital da Mulher e a Unidade de Internação do setor Cuidados Paliativos.  
 

Alta tecnologia
 
   O anexo será inaugurado com dispositivos de alta tecnologia. No Centro Cirúrgico, além de salas equipadas com novos focos cirúrgicos, mesas cirúrgicas e bisturis elétricos, será utilizado pela primeira vez o carrinho de anestesia mais moderno do mercado, o Zeus Infinity Empowered, da Drager Medical.

O diretor Clínico do HAC e anestesista, Fausto Chiachio Guimarães, explica que o diferencial do equipamento é a possibilidade de fazer o alvo controlado do agente anestésico inalatório. “É possível realizar anestesia inalatória, intravenosa ou ambas, simultaneamente, de acordo com a necessidade de cada paciente e de maneira mais eficiente”. 
 
 Com estação de trabalho completa, a nova ferramenta proporciona maior segurança durante o procedimento. “Sem dúvida é um grande avanço para o Hospital Amaral Carvalho e um ganho aos usuários dos serviços de saúde da instituição”, afirma Fausto.   
 
Homenagem
 
 As novas alas levarão o nome de dois grandes profissionais que contribuíram com o sucesso do centenário Hospital Amaral Carvalho, em uma homenagem da diretoria aos ex-membros, falecidos.
 
O Centro Cirúrgico Dr. Ricardo Cesarino Brandão, é um tributo ao ex-presidente da instituição. Radiologista e especialista em medicina nuclear, é símbolo do pioneirismo nessa área no Estado de São Paulo, feito do qual muito se orgulhava.
 
A Unidade de Terapia Intensiva Dr. Antonio Carlos Ferreira Dias reverencia o ex-vice-presidente e membro do Conselho Curador do HAC. Advogado e engenheiro civil, tinha participação ativa na diretoria institucional, sempre em busca de melhorias.

Navarro ressalta o merecimento de ambos à homenagem. “Esses profissionais e amigos do Hospital Amaral Carvalho acompanharam nossa luta pela construção do anexo e contribuíram para que alcançássemos esse objetivo. Fica nosso eterno agradecimento”, disse.

*Informações Hospital Amaral Carvalho