Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Funfarme/Famerp inaugura ampliações do Ambulatório Geral de Especialidades e do Instituto do Câncer
01/06/2015

As Diretorias da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina e da Famerp – Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto inauguraram, nesta sexta-feira (29 de maio), as novas instalações do Ambulatório Geral de Especialidades e do Instituto do Câncer (ICA), que ampliam em 1.800 metros quadrados a área total do complexo formado por estas duas unidades.
 

As amplas e modernas instalações vão beneficiar milhares de pessoas mensalmente, já que o Ambulatório e o ICA respondem por cerca de 30.000 dos 45.000 atendimentos realizados, mensalmente, pelo complexo hospitalar da Funfarme.
As novas instalações, que receberam investimentos de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado, resultam em aumento da área total do complexo Ambulatório/ICA de 9.200 para 11.000 metros quadrados. O ICA ganha um prédio anexo de dois andares. O Ambulatório incorpora prédio de 600 metros quadrados.
 
Referência em Humanização e Qualidade
 
“Estas ampliações integram os inúmeros investimentos que vêm sendo feitos nos últimos anos no complexo da Funfarme com o objetivo único de oferecer condições adequadas de trabalho para nossos colaboradores e, consequentemente, atendimento digno e humanizado para a população”, afirma o diretor-executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho. “Queremos nos consolidar cada vez mais como referência em atendimento de qualidade e humanizado na saúde pública não só do Estado, como também do país”, completa o diretor do Ambulatório de Especialidades, Dr. Aldenis Borim.
 
Instituto do Câncer
 
As novas instalações do Ambulatório e ICA proporcionam conforto e plenas condições para a Funfarme ampliar o atendimento e a qualidade dos serviços aos usuários do SUS. Foram construídas obedecendo estritamente todas as normas técnicas e de segurança hospitalar, com ambientes climatizados e dotados de todos os equipamentos para garantir acessibilidade a todas as pessoas.
O ICA irá dobrar sua capacidade de atendimento, fundamental para atender o movimento de pacientes que, desde sua inauguração, em 2006, até este ano aumentou 50%. Hoje, o ICA recebe uma média de 3.600 pessoas por mês, totalizando mais de 43.000 atendimentos no ano.

O novo prédio do ICA recebe o nome do Prof. Dr. Newton Antonio Bordin Junior, médico do Ambulatório de Oncologia Clínica e Cirúrgica do Hospital de Base desde 1982 e introdutor do uso de quimioterapia na instituição, em 1985. 
 
O prédio inaugurado possui sala de espera com capacidade para 250 pessoas, mais do que o dobro da atual, que comporta 120 pacientes. O novo Instituto amplia o número de salas de 17 para 35, das quais 25 consultórios. Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional contarão com salas próprias, além do voluntariado de várias entidades, que realizam importante trabalho de apoio aos usuários, sobretudo provenientes de municípios da região. O ICA conta agora também com mais um espaço para procedimentos ambulatoriais, passando a ter três salas.
 
Ambulatório Geral de Especialidades
 
As novas instalações no Ambulatório compreendem 27 consultórios, que serão utilizados pelas equipes da Cardiologia, Nefrologia, Dermatologia e Psiquiatria, além de anfiteatro multiuso com capacidade para 20 pessoas. 
 
O Ambulatório de Especialidades em Cardiologia, Dermatologia, Nefrologia, Psiquiatria e Fisioterapia recebe o nome do Professor Dr. João Roberto Antonio, docente da Famerp desde a sua inauguração, em 1967, chefe do Departamento de Dermatologia da Funfarme/Famerp há 45 anos e Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
 
Em 230 metros quadrados do novo prédio, já está em funcionamento a Fisioterapia da Funfarme, atendendo, cerca de 150 pessoas por dia entre idosos, gestantes, crianças e adolescentes. Pacientes e profissionais dispõem de ampla área e modernos equipamentos para desenvolverem os tratamentos de maneira mais satisfatória possível. O Ambulatório de Fisioterapia inclui, inclusive, um completo estúdio de pilates. 
 
Dr. Aldenis Borim destaca que as ampliações irão beneficiar todo o complexo. “Com a transferência dos profissionais da cardiologia, nefrologia, psiquiatria e dermatologia, seus colegas das outras especialidades médicas irão dispor de mais salas e maior espaço para desenvolverem suas atividades com mais qualidade e conforto”, afirma o diretor.
 
Segundo Dr. Aldenis, o próximo passo serão as obras nas antigas instalações do Ambulatório e ICA. “Ao final, todas as instalações terão os mesmos projeto arquitetônico, layout interno e mobiliário, oferecendo condições aos profissionais de saúde, administrativo e de apoio de oferecerem atendimento humanizado à população”, completa o diretor do Ambulatório.
 
*Informações Funfarme