Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Nova rede social atrai comunidade de hospitais de SP
29/05/2015

Lançado no início do ano, com ferramenta desenvolvida pela IBM, o projeto recebeu apoio da Secretaria de Saúde do Estado e já conta com 2 mil profissionais cadastrados. Cerca de 30 hospitais já estão iniciando suas comunidades na rede. Instituições como o Incor já aderiram à experiência e outras, como o Hospital São Paulo, da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) e a Associação Médica Brasileira (AMB) também planejam sua atuação dentro da RSS.

 
Segundo o CEO do grupo Taisei, Nilton Tahahashi, um dos objetivos da nova rede é amenizar a carência de informação técnica, operacional e de gestão do setor principalmente no universo formado pelos 2,1 mil hospitais filantrópicos do país, dos quais cerca de 450 estão concentrados em São Paulo. "Eles cuidam de 60% do povo brasileiro, mas são desunidos, o que enfraquece sua posição no contexto da saúde do país", avalia.
 
Além de facilitar a integração das equipes de uma instituição, a RSS é um espaço para informações sobre o mercado da saúde e troca de experiências entre usuários, que em um futuro próximo poderão também participar de cursos on­line sobre diversos temas. Outro benefício é o uso da rede como ferramenta de gestão interna, em que os gestores de um determinado hospital podem visualizar, gerenciar e concluir rapidamente tarefas com suas equipes por meio do compartilhamento de designações, documentos e conteúdos.
 
A criação de comunidades facilitará a localização, de forma individual e de acordo com áreas de interesse e atuação, tanto de instituições quanto de profissionais, possibilitando a troca de informações e conhecimentos. Também está nos planos a expansão do acesso à ferramenta para os pacientes, para que possam esclarecer dúvidas com especialistas. "O primeiro passo é cadastrar a entidade."
 
Segundo ele, já são mais de 1000 hospitais cadastrados. A segunda onda é criar as comunidades, para agrupar funções como presidência, administrativos, financeiros, diretores clínicos ou CIOs, para aproximar usuários com conhecimentos similares. A meta é contar com mais de 30 mil pessoas até o fim do ano. Ao final, em 2016, chegará a vez dos pacientes. "A rede da IBM tem a vantagem de ser acessível por qualquer plataforma."
 
A Santa Casa de Ourinhos (SP) é uma das que já estão fazendo uso da RSS. Os cerca de 680 funcionários, 150 médicos e profissionais diversos, já foram cadastrados pela área de RH. "Já existe integração entre os funcionários, com a rede de saúde e entre hospitais", diz o administrador da entidade, Fernando Abreu.

Fonte: Valor Econômico