Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

IDIS capacita Santas Casas e participa do Congresso da Fehosp
14/05/2015

O IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) desenvolve projeto para capacitar representantes de Santas Casas do Estado de São Paulo para captação de recursos realizando uma série de Oficinas desde o início do ano.
 
O projeto é feito em parceria com Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo (Fehosp) e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. São mais de 100 Santas Casas ou Hospitais Filantrópicos participantes em todo estado, organizados em 11 grupos, para tornar mais fácil entender a realidade de cada instituição. 
 
Nesta semana, o IDIS mantém stand com material institucional e profissionais especializados no 24º Congresso da Fehosp, que acontece no Royal Palm Plaza, em Campinas. O governador Geraldo Alckmin fará o encerramento nesta sexta-feira, ao meio-dia.
 
Para o consultor estratégico e fundador do IDIS, Marcos Kisil, o déficit financeiro das Santas Casas é uma realidade. “Precisamos desenvolver mecanismos para administrar recursos e mostrar resultados e também resgatar a participação da comunidade”, avaliou.
 
No projeto realizado pelo IDIS com as Santas Casas, entre as Oficinas cada unidade recebe a visita de técnicos do Instituto para o trabalho de coaching que verifica como os participantes lidam com as “lições de casa”. A ideia é que cada Oficina sirva para retomar e consolidar o conteúdo a partir do que os profissionais encontram na prática. 
 
Algumas Santas Casas já desenvolvem projetos de captação de recursos visando à reforma e ampliação de salas de espera, de Pronto Socorro e da ala do SUS. Há projetos ainda para a construção de cantina, estacionamento e investimento em capital humano.
 
A primeira rodada de treinamentos começou em janeiro e terminou em março, envolvendo quatro grupos de Santas Casas, que se reuniram em Ourinhos, Votuporanga, São Carlos e Limeira. 
 
O segundo grupo se estenderá até junho nos municípios de Araçatuba, Franca, Mogi Guaçu e São José dos Campos. Na Santa Casa de Franca, estão reunidos representantes de Batatais, Ipuã, Ituverava, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra e Sertãozinho.
 
Representante das Santas Casas de Araçatuba, Adamantina, Dracena, Guararapes, Osvaldo Cruz, Penápolis e Tupi Paulista começaram a primeira parte do projeto.  A Santa Casa de Mogi Guaçu  recebe representantes de Águas de Lindóia, Amparo, Bragança Paulista, Brotas, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Mogi Mirim, Mococa, Socorro e Valinhos.
 
Na Santa Casa de Misericórdia de São José dos Campos, ocorre um encontro com profissionais de Aparecida, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba e Jacareí. O Hospital Pio XII, de São José dos Campos, também participa.