Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Dia Mundial de Higienização das Mãos mobiliza colaboradores do complexo hospitalar Funfarme com vários eventos e atividades
06/05/2015

Em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, 5 de maio, centenas de colaboradores da Funfarme participaram de vários eventos e atividades e decoraram seus ambientes de trabalho para destacar o ato de lavar as mãos, simples, porém fundamental para a prevenção e controle de infecções hospitalares e assegurar o bem estar de todos no ambiente hospitalar. 
 
Com o apoio das Diretorias da Funfarme e das unidades do complexo, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) mobilizou os colaboradores que se valeram de recursos visuais, faixas, bexigas e panfletos para alertar seus colegas de trabalho, pacientes e acompanhantes sobre a importância da higienização das mãos.  Houve sorteio, café da manhã com colaboradores e até teatro para as crianças pacientes do Setor de Quimioterapia do HB. No HCM, os colaboradores apresentaram a “Caixa Pedagógica”, instrumento utilizado para mostrar se as mãos foram higienizadas. “Quando a mão fica fluorescente, é sinal de que está completamente limpa. Quando aparecem algumas manchas, não”, explicou o enfermeiro Denílson Pereira, um dos organizadores do evento. 
 
Já a equipe do Hemocentro afixou um painel na parede, onde colaboradores deixavam a marca de suas mãos, forma lúdica de lembrar a importância de mantê-las limpas. Enquanto participava da atividade, a médica hematologista Mirela Soler de Oliveira dizia: “Achei muito criativa esta proposta de nos fazer refletir sobre como é importante manter as mãos limpas, secas e protegidas no ambiente hospitalar para não contrair ou proliferar infecções.”
 
A adesão dos colaboradores e sucesso das atividades e eventos deste Dia foram comemorados pela Diretoria da Funfarme. “O assunto é de extrema relevância e acreditamos que, de uma maneira humanizada, podemos sensibilizar todos os nossos colaboradores, pacientes e acompanhantes que diariamente estão na Funfarme para a importância deste simples ato. Como instituição referência na área da Saúde, guardar e participar ativamente de todas estas datas importantes é nosso papel”, declarou Dr. Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Fundação.
 

*Informações do Hospital de Base de São José do Rio Preto