Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Dia Internacional da Enfermagem
05/05/2015

Florence Nightingale, inglesa, nasceu em Florença, na Itália, nome originário de sua nacionalidade. Cristã anglicana, aos 17 anos, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem. Foi na guerra da Crimeia que o seu trabalho tornou-se mais conhecido e ela foi chamada de "Dama da Lâmpada", instrumento que ela usava durante a noite para ajudar os feridos. Florence fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.
 
Por tal história o dia 12 de maio ficou marcado mundialmente como Dia do Enfermeiro, homenagem a Florence que nasceu no dia 12 de maio de 1820, um marco da enfermagem moderna no mundo. 
No Brasil comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em reverência a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo, Florence e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
 
O Dia do Enfermeiro foi adotado no país por meio do decreto no 2.956, de 10/8/1938, assinado pelo presidente Getúlio Vargas. Além dessa data, a profissão também é homenageada na Semana Brasileira de Enfermagem, de 12 a 20 de maio, quando os Conselhos Regionais de Enfermagem promovem encontros, palestras e outras atividades.
 
A profissão tem origem milenar e marca a época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
Homenagem da Santa Casa de Jales para todos os profissionais da Saúde. 
 

“As pessoas esquecerão ... O que você fez ... O que você falou ... Mas nunca a maneira como você as tratou”. 

*Breve história da enfermagem, texto produzido pela Enfermeira Responsável Técnica da Santa Casa, Ana Lúcia da Silva, para homenagear todos os profissionais da área. 

**Informações da Santa Casa de Jales