Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

FEHOSP ATUA JUNTO A HOSPITAIS FILANTRÓPICOS NO ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS
18/03/2020

Em alerta e acompanhando a repercussão sobre a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no mundo, incluindo a confirmação de casos comunitários em território brasileiro e a primeira morte na cidade de São Paulo, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) reforça o apoio ao trabalho do Ministério da Saúde no enfrentamento da doença e se coloca à disposição do órgão federal, do governo de São Paulo e da CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos), caso haja necessidade de mobilização e providências envolvendo as Santas Casas paulistas.

A Fehosp tem dado suporte aos hospitais associados à entidade para auxiliar no levantamento e habilitação de UTIs nos hospitais filantrópicos; na liberação de recursos adicionais, caso necessário; na criação de estratégias específicas; treinamentos e acompanhamento de abastecimento de insumos.

Para reforçar a preparação desses hospitais para enfrentarem o atual momento, a entidade lançou um guia, com diversas orientações, que podem ser atualizadas a qualquer momento, conforme as necessidades. “As Santas Casas e hospitais filantrópicos terão papel estratégico e fundamental no trabalho e atendimento à população e nosso foco no apoio ao enfrentamento ao coronavírus será a assistência e segurança dos nossos colaboradores. Somos parte da solução e nesse momento seremos de extrema importância para o Brasil”, ressaltou o presidente da Fehosp, Edson Rogatti.

Uma das orientações é a de que o hospital crie um Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 para desenhar estratégias e ações que vão desde a orientação dos funcionários sobre como proceder para receber pacientes com suspeita da doença, passando por como conduzir e atender os casos confirmados, até como realizar o tratamento.

Outra recomendação é que cada hospital prepare ou disponibilize alguns leitos de CTI, localizados em uma ala de isolamento do hospital, para serem utilizados exclusivamente para o tratamento de pacientes com suspeita ou diagnosticados com coronavírus e que necessitem de internação. A quantidade mínima deve ser avaliada caso a caso e definida junto à Secretaria Municipal de Saúde de cada município e/ou DRS.

“A população deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, caso tenha os sintomas da doença. Cabe ao médico dessa unidade avaliar e definir se é necessário encaminhar a um hospital, que seja referência para atender os casos graves. Essa medida é essencial para evitar a superlotação dos Pronto-Atendimentos”, Rogatti.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 6h50 desta quarta-feira (18), 350 casos confirmados de coronavírus, sendo 164 no estado de São Paulo.

O guia completo da Fehosp, que traz ainda orientações sobre visitas hospitalares, recomendações aos profissionais de saúde e para pacientes em isolamento domiciliar, pode ser acessado neste link: http://eventosfehosp.com.br/wp-content/uploads/2020/03/guia_fehosp_19mar.pdf


Fehosp