Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

FEHOSP E COREN DISCUTEM MEDIDAS PREVENTIVAS PARA O NOVO CORONA VIRUS
17/03/2020

 
Na segunda-feira, dia 16/3, o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, se reuniu com a presidente do COREN (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), Renata Pietro Pereira Viana, na sede da Federação. Na ocasião, Renata Viana entregou um ofício à Fehosp que solicita atenção especial dos hospitais aos profissionais de enfermagem devido à pandemia de Covid-19, situação decretada pela Organização Mundial da Saúde.
No texto, o COREN reforça a necessidade de fornecimento de equipamentos de segurança às equipes de enfermagem, que são as primeiras a terem contato direto com os pacientes suspeitos de contrair o vírus e correspondem a cerca de 80% da força de trabalho da saúde.
 
Os profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento dos casos suspeitos ou confirmado de Covid-19 devem ter acesso aos equipamentos de segurança listados abaixo:
 
- Álcool em gel para higienização das mãos;
- Gorro;
- Óculos de proteção ou protetor facial (podem ser reutilizados mediante higienização correta);
- Máscara (deve ser substituída assim que se tornar úmida e não pode ser reutilizada);
- Avental impermeável de mangas longas (deve ser removido e descartado após a realização do procedimento e antes de sair do quarto do paciente ou da área de assistência);
- Luvas de procedimento (devem ser trocadas durante o contato com o paciente se for mudar de sítio corporal contaminado para outro limpo, ou quando esta estiver danificada. Não podem ser reutilizadas);
- Máscaras de proteção respiratórias (respirador particulado) sempre que realizar procedimentos geradores de aerossóis, como intubação e aspiração traqueal.
 
A Fehosp acatou todas estas recomendações e segue divulgando-as aos seus hospitais. A Federação também prepara um material completo com outras orientações da OMS, do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária e Epidemiológica com sugestões para um atendimento mais seguro aos casos de Covid-19 e, em breve, enviará aos seus hospitais.
 

PREDICADO COMUNICAÇÃO